fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São José tem programação especial no Parque Vicentina Aranha

Às terças-feiras das 15h às 17h, e aos domingos das 09h às 12h, o Parque Vicentina Aranha abre as portas da Biblioteca ao Ar Livre, uma biblioteca passeante repleta de livros infantis e infanto-juvenis, para uma gostosa leitura no Parque.

Como parte da programação deste projeto, na terça-feira (07) às 15h, será realizada uma leitura guiada da obra Poeminhas da Terra (Ed. Pulo do Gato) de Márcia Leite, com ilustrações de Tatiana Móes. O livro apresenta singelos poemas sobre o cotidiano da vida na aldeia daqueles que são os primeiros habitantes do Brasil.

A predominância de palavras de origem tupi-guarani, associadas às poéticas ilustrações em nanquim e aquarela, evocam uma profunda harmonia entre os seres e a natureza, aproximando o leitor da cultura dos povos indígenas. A Biblioteca ao Ar Livre e a leitura guiada são livres para todas as idades e requerem o acompanhamento do responsável durante a atividade.

O Projeto Vicentina Qualidade de Vida exibe na terça-feira (07) às 19h o documentário nacional Eu maior (2013), uma reflexão coletiva através de entrevistas com pessoas de diferentes áreas de atuação, incluindo atores, líderes espirituais e teóricos, sobre questões da sociedade contemporânea e a busca pela felicidade.

Visando o exercício de autoconhecimento, os entrevistados dão depoimentos sobre impressões pessoais de conceitos enraizados na sociedade. A produção do documentário é uma iniciativa da ONG DoBem, produzido pela Catalisadora Audiovisual.

Seu financiamento foi alcançado por meio de uma iniciativa inédita de crowdfunding com incentivo fiscal, somando mais de 600 patrocinadores pessoa-física ao apoio de marcas e da Ancine.

Na quinta-feira (09) às 09h30, o Projeto Vicentina Qualidade de Vida recebe o fisioterapeuta osteopata Dr. Marcel Andrade que conduzirá uma palestra seguida de uma conversar aberta sobre Como o uso crônico de anti-inflamatórios afeta a saúde.

Ao longo da história, a medicina tradicional vem buscando como aliada a farmacologia para o tratamento da maioria das doenças. Principalmente nos casos de alterações ortopédicas, sobretudo em condições traumáticas, o uso de anti-inflamatórios é necessário.

Entretanto, quando aparecem disfunções sem causa traumática, ou ainda degenerações estruturais crônicas, o uso desses medicamentos como forma de reduzir o nível da dor pode trazer prejuízos à saúde. Compreender melhor esse tema e evitar a hiper-medicalização pode prevenir muitas doenças ou ainda impedir o agravamento de outras.

Sábado (11), adultos e crianças poderão aproveitar os benefícios da Yoga no Parque Vicentina Aranha. Para crianças de 04 a 10 anos, a atividade será em dois horários: às 09h30 e às 11h, com o atendimento de 15 crianças por turma. Direcionada para crianças, a prática é feita de forma lúdica, estimulando as sensações do movimento, estabilidade e o envolvimento com as emoções.

Serão aplicados exercícios de Yoga que utilizam a criatividade e a imaginação infantil através de mímicas, histórias, desenhos, jogos e teatro, com o intuito de proporcionar uma melhor qualidade de vida às crianças. Já os adultos são convidados a participar de uma Aula Aberta de Yoga ao ar livre às 09h30, no Bambuzal do Parque. Para ambas as atividades, adulto e infantil, não é necessário o conhecimento prévio da prática, basta comparecer com um tapete de yoga, canga ou toalhas.

Aproveitando os últimos raios do horário de verão, o projeto musical Antes do Pôr do Sol está de volta e apresenta Manfredini Blues Band no sábado (11) a partir das 17h30. Antes da Sessão de Cinema ao Ar Livre, a banda apresenta um repertório com clássicos do blues e releituras que transcendem as gerações de ouvintes e apaixonados pelo gênero.

Após o show, no mesmo local às 20h, será exibido ao ar livre o comentado filme A Chegada. Lançado em setembro de 2016 no Festival de Veneza, o longa metragem já é considerado uma mistura perfeita entre ficção científica e drama, mais que uma produção única, uma verdadeira experiência.

É baseado no conto Story of Your Life (1999) de Ted Chiang e recebeu oito indicações ao Oscar 2017, entre elas Melhor Filme e Melhor Diretor. Para deixar o sábado ainda melhor, o Parque contará com a presença de food trucks e bike foods das 16h às 21h30.

No domingo (12), os frequentadores são convidados há chegar um pouco mais cedo para aproveitar a tranquilidade do Parque, fundamental para a atividade Observatório de Pássaros.

Às 8h, um grupo de até 10 pessoas por ordem de chegada, poderá participar de uma caminhada guiada pelo médico veterinário Vagner Luis Camilotti, para observar as diversas espécies de aves que habitam o Parque Vicentina Aranha.  O projeto objetiva conectar as pessoas com a biodiversidade do meio urbano através da observação de aves, desenvolvendo nessas o espírito de conservação da natureza.

Para integrar os preparativos para o Carnaval no Vicentina, no domingo (12) às 09h30, ocorre o segundo encontro da Oficina Infantil de Percussão feita com materiais recicláveis, que terá o seu terceiro e último encontro no dia 19/02, no mesmo horário.

Quem comanda e atividade é Almir Mello, músico, compositor, produtor cultural, arte-educador e pesquisador da cultura musical brasileira, com trabalhos reconhecidos no Brasil e exterior. Além de confeccionar seus próprios instrumentos, o grupo irá ensaiar o Bloquinho D’Angolinha para brincar a Matinê D’Angolinha no dia 26 de fevereiro.

No domingo (12) às 10h30, o violonista Diogo Oliveira apresenta um repertório variado da produção musical de dois gênios da música brasileira homenageados na Programação Cultural de Fevereiro do Parque: Tom Jobim e Pixinguinha. Se ainda vivos, em 2017 Tom Jobim completaria 90 anos e Pixinguinha 120 anos.

No show, Diogo Oliveira executa composições dos mestres e suas parcerias, não podendo ficar de fora Vinicius de Moraes, que foi amigo e parceiro de composição de ambos, além de Chico Buarque, Donga, João de Barro e outros. Para acompanhar o evento, o Parque contará com a presença de food trucks e bike foods na mesma data, das 10h às 16h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo