fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

“Praia Acessível – Esporte Para Todos” chega em Caraguá

Programa foi lançado em 2010 pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo. (Foto: Luiz Gava/PMC)

O projeto itinerante “Praia Acessível – Esporte Para Todos” realizou na quinta-feira, dia 16,  cerimônia de abertura, na Praia do Centro, em Caraguatatuba, reunindo mais de 500 pessoas.

Banho de mar e vôlei sentado foram algumas das atividades praticadas pelas pessoas com deficiência que participaram do programa, que é desenvolvido pelo Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba.

Lançado em 2010 pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, o programa Praia Acessível oferece equipamentos e tecnologia para que pessoas com deficiência possam usufruir da praia e do banho de mar com segurança e dignidade.

O projeto esteve nas cidades de Santos, Praia Grande e Guarujá entre os meses de dezembro e janeiro. O encerramento do projeto está sendo em Caraguatatuba.

O evento contou com a presença do prefeito Aguilar Junior, da secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, Giovana Pacelli, do secretário de Esportes, Wenceslau Souza Neto, entre outros secretários municipais. Também esteve presente, representando o Governo do Estado, o secretário de Esportes, Lazer e Juventude, Paulo Gustavo Maiurino, que agradeceu ao prefeito o apoio recebido para a implantação do projeto.

Maiurino aproveitou a cerimônia para anunciar ao público que os equipamentos usados no programa serão transformados em “kits” que serão doados aos municípios. Em Caraguatatuba, o banho assistido em cadeiras anfíbias é oferecido desde 2012, porém o “Praia Acessível – Esporte Para Todos” engloba várias modalidades esportivas.

O prefeito Aguilar Junior também agradeceu a todos os que trabalham pela realização do projeto. “Este é o nosso primeiro programa junto ao governo estadual e não poderíamos estar mais felizes por termos a possibilidade de oferecer inclusão às pessoas com deficiência. Tenho certeza de que até o carnaval, o ‘Praia Acessível – Esporte para todos’ será um grande sucesso!”.

Emocionada, a secretária Giovana Pacelli destacou ao público presente: “Este é um momento que traduz o que é a inclusão. Hoje, estamos plantando uma semente por meio de um programa que nos ensina que é possível romper barreiras”.

Emoção em um banho de mar

Não foram só os secretários a se emocionar com o evento. Diagnosticado com a doença de Parkinson, Milton Ferreira da Silva, 55 anos, há muito tempo não tomava um banho de mar. Desde que descobriu a doença, há seis anos, não ia a praia por causa de sua mobilidade bem reduzida. “Foi muito bom o banho de mar”, conseguiu dizer ele, emocionado.

O casal Eduardo Francisco da Silva e Marina Castelani, ambos deficientes visuais, também aproveitaram o momento. “Tudo o que é referente à inclusão procuramos participar, pois é muito importante”, disse Eduardo. “É maravilhoso poder estar aqui na praia junto a todas essas pessoas!”.

Programação do “Praia Acessível – Esporte Para Todos”

Caraguatatuba – até 19/2 e de 23/2 a 26/2

Local: Praia do Centro – Av.Dr. Costa Filho (altura do número 80), Centro.

As atividades serão realizadas de quinta a domingo das 9h às 15h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo