fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Perto de ser beatificado, Padre Vitor Coelho será lembrado em romaria

 

Foto: Centro de Documentação e Memória – Santuário Nacional

Devotos e admiradores do Servo de Deus Padre Vítor Coelho de Almeida vão celebrar o carisma e as obras do sacerdote, além de sua fervorosa devoção a Nossa Senhora Aparecida durante a 6ª edição da romaria que homenageia o religioso. A peregrinação, que acontece no próximo sábado (11), será antecedida por um tríduo, celebrado de 8 a 10 de fevereiro. A expectativa é de que 47 mil romeiros passem pelo Santuário só no dia da festa que recorda o “Apóstolo de Aparecida”.

Criada em 2012, para fazer a memória das virtudes, do valor e de tudo aquilo que o Servo de Deus representa para o povo brasileiro, a Romaria ganha uma nova motivação este ano, quando se comemoram 30 anos da morte do Missionário Redentorista. Além disso, o bom andamento da Causa Beatificação do Padre Vítor, que completa 20 anos em 2017 será celebrado de forma especial.

Com o tema “Padre Vítor Coelho de Almeida – Uma vida dedicada ao anúncio da Redenção”, a peregrinação conta com um tríduo que será realizado na Matriz-Basílica de Nossa Senhora Aparecida, local onde por muitos anos, o religioso acolheu os devotos da Padroeira do Brasil e realizou suas missas e pregações. O templo também fica próximo ao Memorial Redentorista, local onde está o túmulo que guarda os restos mortais do sacerdote.

A caminho dos altares – Em julho de 2016, a Causa de Beatificação do Redentorista ganhou novo vigor com a investigação sobre um possível milagre atribuído à sua intercessão. O fenômeno aconteceu em Ribeirão Preto (SP) há 23 anos. Na ocisão, uma devota do “Apóstolo de Aparecida”, atribuiu ao religioso o êxito de uma gravidez complicada e com risco de vida.

Investigado em 37 dias pelo Tribunal da Arquidiocese de Ribeirão Preto entre julho e agosto do último ano, o possível milagre recebeu sinal verde de um dos médicos do Vaticano, o que aumenta a possibilidade de uma possível beatificação em breve.

“Foi realizado um estudo sobre milagres que possivelmente, por intercessão do Padre Vítor, tenham acontecido. Nós detectamos três acontecimentos, sendo que um deles já recebeu uma aprovação de um importante médico da Causa dos Santos, no Vaticano. Podemos dizer que neste momento o Processo já está quase no final de todas as análises. Por isso, esperamos que a Igreja o declare beato num primeiro momento”, explica o vice-postulador da Causa, Dom Darci José Nicioli.

As novidades que envolvem o caminho de Padre Vitor aos altares sinalizam para um avanço significativo com sua beatificação. Os documentos, que atualmente estão na Congregação para a Causa dos Santos, no Vaticano, estão na fase final de análise. Enquanto isso, o dicastério romano está elaborando a Positio super Virtutibus, documento que resume as virtudes e a fama de santidade do candidato à beatificação. A partir deste documento, e com a comprovação do milagre, o Papa proclama a beatitude do Servo de Deus.

Apesar disso, a expectativa é de que a cerimônia que inscreverá o Apóstolo de Aparecida no Livro dos Beatos não aconteça neste ano. “Nosso desejo era de que a beatificação acontecesse em 2017, quando se celebram os 300 anos do encontro da Imagem da Padroeira do Brasil. Porém, como o processo é longo e sério, envolvendo médicos, especialistas e canonistas, não sabemos se será possível. Mais importante do que a rapidez, é saber que o Padre Vitor já é aclamado como santo pelo povo, e será beatificado quando for da vontade da Igreja. Sabemos, contudo, que a data chegará em breve.” , afirma Dom Darci.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo