fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Frevo e Maracatu Rural são temas de workshop no ateliê Mônica Alvarenga

Participantes do workshop e o professor Elson Leite. (Foto: Luis Claudio Antunes/PortalR3)

Ateliê Cênico de Dança Mônica Alvarenga, em Pindamonhangaba, promoveu neste domingo (19), workshop sobre frevo e maracatu rural, com o dançarino, coreógrafo e ator pernambucano Elson Leite.

O frevo é um tradicional ritmo pernambucano que  surgiu no início nos anos de 1900, em Recife. Possui diversos pontos em comum com a capoeira e sua música origina-se no maxixe. O carnaval de frevo em Olinda e Recife é uma das grandes atrações culturais do estado pernambucano. O frevo é Patrimônio Imaterial da Humanidade reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) desde 2012.

Já o maracatu rural, é uma manifestação cultural da música folclórica de Pernambuco, na qual figuram os conhecidos caboclos de lança.

Mônica Alvarenga e Elson Leite. (Foto: Luis Claudio Antunes/PortalR3)

Durante o workshop, o professor fala um pouco desta história e ensina passos do frevo para que o folião possa sair com uma sombrinha de presente e fazer sua coreografia.

“Este é um dos primeiros eventos sobre carnaval que estamos fazendo no ateliê. Em breve, esperamos ter mais novidades sobre este é outros temas relacionados à dança”, afirma a professora Mônica Alvarenga.

O Ateliê Cênico de Dança Mônica Alvarenga, que fica na rua Francisco Glicério, nº 45, região central de Pindamonhangaba, oferece diversos tipos de aulas de dança. Informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 99720-3360.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo