fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Assembleia do Cisamu debate exclusão de Pindamonhangaba

Cisamu (Consórcio Intermunicipal do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) do Vale do Paraíba e Região Serrana. (Foto: Divulgação/PMT)

O Cisamu (Consórcio Intermunicipal do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) do Vale do Paraíba e Região Serrana promove no dia 7 de março, uma assembleia extraordinária para tratar sobre o custeio do serviço e a exclusão de Pindamonhangaba por inadimplência.

A intenção de Pinda de se retirar do Cisamu foi oficializada na última quinta-feira, dia 23 de fevereiro, por meio de documento encaminhado pelo chefe do Executivo local ao presidente do consórcio, prefeito Ortiz Junior.

De acordo com o artigo 6º do Estatuto do Cisamu, a Prefeitura de Pinda ainda precisa de autorização da Câmara Municipal para amparar sua decisão, segundo nota da assessoria da prefeitura de Taubaté.

Além disso, o município deve se comprometer a quitar todas as dívidas com o consórcio.

Na assembleia extraordinária, os prefeitos representantes do consórcio votarão pela exclusão de Pinda e pelas alterações necessárias ao custeio do Cisamu, já que os repasses foram definidos com base no número de habitantes de cada cidade.

Pinda é responsável pelo segundo maior valor de repasse ao consórcio.

Atualmente, o Cisamu atende chamadas de emergência de nove municípios, totalizando uma população de 579,8 mil pessoas.

As atividades do Cisamu tiveram início no dia 24 de novembro do ano passado. Até o momento integram o Cisamu as cidades de Taubaté, Campos do Jordão, Tremembé, Pindamonhangaba, Santo Antônio do Pinhal, Lagoinha, Redenção da Serra, Natividade da Serra e São Luiz do Paraitinga.

A frota regional do Cisamu é composta por 16 ambulâncias. O consórcio aguarda o envio de mais três veículos pelo governo federal.

A operação do Samu é feita pelo Iesp (Instituto Esperança), vencedor da licitação promovida pelo consórcio.

O serviço de resgate e transporte de pacientes é feito por meio de ligações ao telefone 192. Um sistema permite o redirecionamento das ligações para a central instalada em Taubaté.

Ao receber a ligação, um atendente fará a triagem inicial e a encaminhará para o médico regulador.

Dependendo da gravidade do caso, será enviada uma ambulância de resgate ou um veículo com UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

De acordo com o fluxo de encaminhamentos definido pelo Cisamu, emergências de ordem clínica serão encaminhadas às unidades de Pronto-Socorro dos municípios ou de Taubaté.

Casos mais graves, como traumas, por exemplo, seguem direto para o Hospital Regional do Vale do Paraíba ou Hospital Universitário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo