fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Academia de São José traz a Broadway para o Vale do Paraíba

Aula aberta ao público acontece no dia 10 de fevereiro. (Foto: Divulgação)

Enquanto a cortina se fechava após a última apresentação de “Sing” no Teatro Municipal de São José dos Campos, Cristina Cará abria caminho em um território até então inexplorado no interior de São Paulo: produzir musicais – e levar a apresentação ao palco.

Tradicional em São José, o espetáculo de fim de ano da Academia Cristina Cará em dezembro de 2016 foi o início dessa trajetória, reunindo música, dança, atuação e canto.

“Sing” inspirou-se em musicais de filmes, peças de teatro, Broadway e off-Broadway para entregar ao público a história de Bela (Isabela Grossi), uma menina que sonhava ser cantora de musicais. No percurso, um “fado e um cancioneiro repleto de sucessos, que ia de “Chicago” a “Mary Poppins”, passando por “A Bela e A Fera”, “Fela!”, “Tap Dogs”, “Cinderela”, “Legalmente Loira”, “A Noiva Cadáver” e “Noviça Rebelde”.

Coreógrafa e diretora da academia que leva seu nome desde 1984, Cris Cará dedicou toda a carreira às criações coreográficas, sempre buscando o ineditismo e o encantamento pela dança – trabalho que a levou aos principais palcos do mundo.

“A dança é como uma obra de arte, um quadro, uma escultura. Quando você está mergulhando dentro dessas obras, você entende aquilo de uma maneira muito particular, que te engrandece”, define ela. Isadora Duncan (1877-1927), percursora da dança moderna, complementaria: “Se eu pudesse explicar o que as coisas significam, não teria a necessidade de dançá-las”.

Foi só no ano passado, ao retomar as atividades no palco, após temporada dedicada exclusivamente aos alunos da academia, que Cris Cará resolveu inovar. À dança ela uniria o canto, paixão que sempre teve como hobby.

“Através da voz, você também pode ser um personagem. Voltar ao palco cantando e dançando é ainda mais mágico, pois você está completamente inserido no personagem. Esse é um dos ensinamento mais importante e o que eu quero de mais profundo dos meus alunos: dançar com amor e com o coração. Em ‘Sing’, vivemos essa história, sentindo-nos plenos e completos. No meu caso, bebendo de duas fontes, cantando e dançando. Foi louco, mágico.”

Desde 2001, quando “Les Misérables” estreou em São Paulo e abriu as portas para outros musicais, como “Mamma Mia!”, “A Bela e a Fera” e “Chicago”, o gênero virou atração turística nos palcos paulistanos e em outras capitais, atraindo novas plateias entre os cerca de 200 milhões de brasileiros, que cresceram com a música e teatralidade do Carnaval e o melodrama das telenovelas.

“O fato de vivenciar esse ambiente para o espetáculo de fim de ano, especialmente por trabalhar com a música do Bob Fosse (1927-1987, diretor de, entre outros, “All That Jazz”), despertou-me essa vontade de descobrir coisas novas, cantando e interpretando junto com a dança”, conta a coreógrafa, sobre a iniciativa de ter aulas de Musical na Academia Cristina Cará a partir de fevereiro de 2017.

“Para tanto, teremos a parceria da Fernanda Chamma. Nós nos conhecemos desde os nossos 18 anos. Tivemos aula com a mesma professora em São Paulo por muitos anos. Com o tempo, ela seguiu pelo musical, é especialista nessa área, e eu busquei outros caminhos, como as criações coreográficas”, conta Cris.

Fernanda Chamma é diretora artística do Estúdio Broadway, em São Paulo, reconhecida como jurada do quadro “Dança dos Famosos”, do “Domingão do Faustão” (Globo).

Fernanda e outros professores do Estúdio Broadway vão ministrar todas as sextas-feiras, para turmas infantis, teen e adulto, aulas de canto, dança e interpretação para musicais dentro da Academia Cristina Cará, ao lado dos professores residentes e especialistas em Ballet Clássico, Jazz, Sapateado, Contemporâneo e Hip-Hop. A coordenação ficará a cargo de Cristina Cará e Fernanda Chamma.

“Vai ser diferente, vai ser divertido. Vou adorar estar com a minha amiga e toda equipe”, afirma Fernanda.

Para lançar o curso de Musical Estúdio Broadway e Academia Cristina Cará, uma aula aberta acontece no dia 10 de fevereiro, às 18h.

Serviço

Curso de Musical com Estúdio Broadway Fernanda Chamma e Academia Cristina Cará

Aula aberta: 10 de fevereiro, às 18h

Inscrições: (12) 3921-2820 | (12) 3921-8212

Endereço: R. Machado Sidney, 67 – Centro – São José dos Campos – SP

Sobre Fernanda Chamma

Formada em Ballet Clássico, possui especialização em Jazz Dance e Musical Theatre, com estudo internacional nas duas maiores capitais do gênero do mundo: Londres (Inglaterra) e Nova York (EUA).

Na Globo, é jurada do quadro “Dança dos Famosos” e trabalha como coreógrafa de shows, minisséries e novelas. Diretora e coreógrafa da Only Broadway, produz espetáculos e eventos por todo o país. Trabalha para T4F Musicais e Chaim Produções.

Participou de importantes musicais, entre eles: “Hairspray”, “A Gaiola das Loucas”, “Aladdin”, “Alô Dolly”, “A Família Addams” (no Brasil e na Argentina), “Memórias de um Gigolô”, “Mudança de Hábito”, “Antes Tarde do que Nunca”, “Mulheres a Beira de um Ataque de Nervos”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo