fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Varejo da região perde 226 empregos formais em outubro

Em outubro, o comércio varejista na região de Taubaté eliminou 226 postos de trabalho, resultado de 3.573 admissões contra 3.799 desligamentos.

Em 12 meses, foram extintos 2.825 empregos com carteira assinada, o que levou a um recuo, na comparação com o mesmo mês do ano passado, de 2,8% do estoque total, atingindo 99.889 trabalhadores formais no mês.

Os dados recebidos pelo Sincovat (Sindicato do Comércio Varejista de Taubaté e região) são da Pesquisa de Emprego no Comércio Varejista do Estado de São Paulo (PESP), da FecomercioSP, elaborada com base nos dados do Ministério do Trabalho, por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e o impacto do seu resultado no estoque estabelecido de trabalhadores no Estado de São Paulo, obtido com base na Relação Anual de Informações Sociais (Rais). O estudo é segmentado em 16 Delegacias Regionais, entre elas Taubaté – composta por 39 municípios.

Das nove atividades analisadas, apenas o setor de supermercados (0,5%) apresentou crescimento na ocupação formal em outubro na comparação com o mesmo mês de 2015. As quedas mais expressivas foram observadas nos segmentos de concessionárias de veículos (-9,3%), eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamentos (-6,6%) e lojas de vestuário, tecidos e calçados (-6,5%).

A região foi na contramão do desempenho estadual, que em outubro criou 3.185 empregos, resultado de 73.339 admissões e 70.154 desligamentos.

“Muitas lojas que já começavam as contratações temporárias de Natal em outubro acabaram segurando um pouco mais. As incertezas geradas pela queda nas vendas deixou os comerciantes mais cautelosos e, mesmo com o Dia das Crianças, o quadro de funcionários permaneceu estável”, explica o presidente do Sincovat, Dan Guinsburg.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo