fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Taubaté dá início ao ADL- Análise de Densidade Larvária

A Secretaria de Saúde de Taubaté iniciou nessa segunda-feira, dia 9, uma nova ADL (Análise de Densidade Larvária) para identificar qual região do município apresenta maior infestação de larvas do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Os dados possibilitam a intensificação do combate ao inseto nas áreas da cidade nesse período de verão, marcado por chuvas e altas temperaturas. O estudo é coordenado pela Vigilância Epidemiológica do município e desenvolvido pelos agentes do CAS (Controle de Animais Sinantrópicos).

Cerca de 3.600 imóveis escolhidos aleatoriamente devem ser visitados.  A cidade é dividida em seis áreas, onde são verificadas a existência de larvas do mosquito e os tipos de recipientes em que foram encontradas.

Os resultados obtidos geram o IB (Índice Breteau), um valor numérico que define a quantidade de insetos em fase de desenvolvimento encontrados nos locais vistoriados e permite saber em quais regiões da cidade há maior risco de transmissão.

A última ADL, realizada em outubro do ano passado, mostrou uma queda histórica nos indicadores de infestação de larvas do mosquito Aedes aegypti, com 0,3 pontos no IB. Este foi  o melhor resultado para uma ADL desde 2010, quando começou a ser feito o monitoramento em Taubaté.

A prefeitura reforça a necessidade de conscientização da população, já que cabe às famílias o combate aos criadouros do mosquito.

ADL 2016

Janeiro – 4,4

Julho – 0,6

Outubro – 0,3

Regiões-

Área 01

Jaraguá, Vila São Geraldo, Parque São Luiz, Areão, Mourisco, Vila das Graças, Vila Rica, Estiva, Parque Aeroporto, Vilage, Portal Mantiqueira.

Área 02

Bonfim, Quiririm, Cecap, Santa Tereza, Chácara Flórida

Área 03

Água Quente, Gurilândia, Ana Rosa Parque Urupês, Santa Clara, Shalon, Vila São José, Maria Augusta, São Carlos

Área 04

Independência, Jardim das Nações, Santa Luzia, Jabuticabeira, Jardim Humaitá, Bom Conselho, Centro.

Área 05

Campos Elíseos, Imaculada, Bosque da Saúde, Jardim América, Terra Nova, Três Marias, Chácara Silvestre.

Área 06

Belém, Cidade de Deus, Jardim Paulista, São Gonçalo, Estoril, Barreiro, Cataguá, Marlene Miranda.

Ladrão de carro é preso com auxílio do COI

Um homem de 23 anos foi preso no último dia 7, no bairro São Gonçalo, por roubo de carro.

Agentes da Guarda Civil Municipal avistaram o suspeito em alta velocidade e acionaram o COI para consulta de emplacamento.

Verificou-se se que se tratava de objeto de roubo e a partir de então as câmeras de segurança conseguiram localizar e monitorar o veículo, orientando a Polícia Militar para apreensão do mesmo.

Identificado como sendo J.G.S., foi preso e encaminhado ao 1º Distrito Policial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo