Ginástica Rítmica de Pinda participa de clínica com Ana Paula Ribeiro

Por: Share:
Foram sete dias de aprendizado, para a equipe que representa a cidade nas competições. (Foto: Divulgação/PMP)

Na última semana, as atletas da Ginástica Rítmica de Pindamonhangaba participaram de uma clínica com a ginasta tetracampeã pela Seleção Brasileira e campeã panamericana, Ana Paula Ribeiro. Foram sete dias de aprendizado, para a equipe que representa a cidade nas competições.

publicidade


De acordo com a técnica da modalidade, na Semelp – Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Pindamonhangaba – Simone Ferreira Rosa, a iniciativa teve como meta o aperfeiçoamento das atletas da cidade, visando dar maior aparato técnico nas coreografias, para participação nas competições, principalmente nos Jogos Regionais.

A campeã panamericana Ana Paula Ribeiro se sentiu acolhida e acredita que o conhecimento que transmitiu para as atletas irá colaborar bastante com o desenvolvimento das meninas. “Acredito que essa clínica dará resultados muito positivos para as atletas. As ginastas de alto rendimento precisam ter uma cabeça boa, ser persistentes e ter disciplina. Isso é mais fundamental que o treinamento em si, o corporal”, explicou Ana Paula. “Trago meus conhecimentos de Seleção Brasileira e de treinamentos na Rússia e Bulgária, que são os melhores países na modalidade. Esse tipo de trabalho faz crescer a ginasta, melhorar de nível e ter melhores resultados”, disse.

Além do treinamento técnico, Ana Paula conversou e aconselhou as ginastas de Pinda, dando várias dicas para que elas também sejam vitoriosas. “Eu consegui realizar meu sonho de ser campeã panamericana e de participar da seleção brasileira, com muita dedicação. Sem dedicação, sem sacrifício, não existe vitória, não existe conquista. Se elas querem ser grandes vitoriosas, ter bons resultados, ser grandes ginastas, isso exige sacrifício e dedicação”, concluiu.

Exemplo para as iniciantes
De acordo com a professora Simone Rosa, a Ana Paula, sendo uma atleta de alto rendimento, é um espelho para a equipe de competição de Pindamonhangaba. E as ginastas, por sua vez, são um exemplo para as meninas da escolinha de iniciação. “As menininhas que estão começando querem ser como as ginastas que vão para os Jogos Regionais. Todas querem ser do nível mais alto”, garantiu.

Pindamonhangaba oferece aulas gratuitas de iniciação na Ginástica Rítmica, abrangendo desde as crianças que nunca vivenciaram a modalidade, a partir dos 5 anos, até meninas de 12 anos.

Neste ano, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer vai oferecer as escolinhas de Ginástica Rítmica no CT Luis Caloi, no CE Zito (Moreira César) e no ginásio do Araretama. As inscrições começam no dia 6 de fevereiro e devem ser feitas diretamente nos locais das aulas, mediante apresentação de duas fotos e cópia do RG ou certidão de nascimento da criança.