fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Conheça o Museu Histórico “Washington de Oliveira” em Ubatuba

O museu está situado no prédio da “Cadeia Velha”, na Praça Nóbrega, centro de Ubatuba. (Foto: Divulgação/PMU)

Se você gosta ou se interessa por história, principalmente relacionada à cidade de Ubatuba, não pode deixar de visitar o Museu Histórico “Washington de Oliveira”.

O espaço recebe o nome do farmacêutico, também conhecido por “Seo Filhinho”, importante personagem de Ubatuba, ex-prefeito e pesquisador da história do município.

O museu está situado no prédio da “Cadeia Velha”, na Praça Nóbrega, centro de Ubatuba. O prédio, que data de 1902, é considerado a primeira construção em linhas modernas de Ubatuba e foi projetado pelo famoso escritor Euclides da Cunha, na época, funcionário da Secretaria da Agricultura, Indústria, Comércio, Viação e Obras Públicas do Governo do Estado de São Paulo.

Seu acervo inclui desde antigos utensílios domésticos de uso diário até objetos pessoais de personalidades de Ubatuba, como o próprio “Seo Filhinho”, Idalina Graça, Madre Glória, entre outros.

O destaque da exposição fica por conta de diversas peças ligadas ao período da escravidão e que foram encontradas nas Ruínas da Lagoinha, antiga Fazenda Bom Retiro, durante trabalhos de revitalização nos anos 2000.

Outro ponto forte do acervo é a grande variedade de artefatos provenientes da escavação de sambaquis encontrados nos sítios arqueológicos do Tenório e da Ilha do Mar Virado, além de peças de povos ceramistas do sítio cerâmico do Itaguá, pesquisas essas coordenadas pela arqueóloga Dorath Pinto Uchôa.

Recentemente, passou a fazer parte do acervo a Exposição “Ubatuba: o redescobrir da história” – projeto de pesquisa bibliográfica e documental da cidade feito pela arqueóloga Cintia Bendazzoli.

Serviço

Museu Histórico “Washington de Oliveira”

Endereço: Praça Nóbrega, 8 – Centro, Ubatuba-SP

Funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Entrada gratuita.

Visitas monitoradas para grupos escolares podem ser agendadas pelo telefone: (12) 3833-7000 l 3833-7001 ou pelo endereço eletrônico: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo