fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Comissão da prefeitura de Ubatuba faz visita à Ilha das Couves

Objetivo foi o de investigar denúncia de suposto crime ambiental. (Foto: Divulgação/PMU)

Os secretários da pastas de Meio Ambiente, Virgílio Barroso, Agricultura, Pesca e Abastecimento, Cláudio dos Santos, e Habitação e Planejamento Urbano, Wilber Cardozo, estiveram na manhã desta terça-feira, 10, na Ilha das Couves,  investigando denúncia recebida pelas redes sociais sobre suposto vazamento de óleo de cozinha em direção ao mar.

A comissão constatou que, apesar da infra-estrutura precária do quiosque denunciado, não há qualquer tipo de óleo, azeite ou similares sendo despejados de maneira irregular na natureza. “Ambientalmente falando, não há nenhum dano. Foi feita uma maldade”, afirmou Barroso.

O secretário acrescenta que a ação buscou mostrar que Ubatuba agora tem comando: “Caso fossse constatada alguma irregularidade, seria necessário então notificar os moradores, a procuradoria estadual e federal, o Ministério Público e a Marinha”.

Educação ambiental

Administrado por Celia, que vive há 30 anos na ilha, o quiosque armazena separadamente o óleo utilizado em diferentes tipos de fritura.

Ela explicou à comissão que está preparando a instalação de uma caixa biodigestora para tratar a água da lavagem dos utensílios e da preparação de comida.

A comissão deu orientações sobre as instalações das caixas de água e do biodigestor e deixou ainda folheto informativo sobre os riscos do óleo na natureza, para conscientização sobre os danos desse resíduo ao meio ambiente. Também orientou que toda a equipe do quiosque fizesse a leitura do material.

“Como forma de promover a educação ambiental, pretendemos instalar placas com indicações sobre assuntos diversos desde levar de volta latinhas e outros resíduos que o visitante tiver trazido à ilha até sinalização de proibido acampar”, finaliza Barroso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo