fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Começa em São José alistamento militar para jovens que completam 18 anos

Aqueles que perderem o prazo de alistamento só poderão participar da seleção no ano que vem, para incorporação em 2019. (Foto: Divulgação/PMSJC)

Jovens que completam 18 anos até dezembro têm até 30 de junho para se apresentar à Junta de Serviço Militar, na Vila Industrial, para o alistamento do serviço militar. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h30.

Na primeira semana deste ano foram 360 alistamentos. A estimativa para o final do prazo legal, em 30 de junho, é de 6 mil.

Para se alistar, os jovens nascidos em 1999 devem levar certidão de nascimento ou outro documento de identidade (RG, carteira de motorista ou de trabalho), comprovante de residência e uma foto recente no tamanho 3 por 4 (não são aceitas fotos com camisa de time e regata).

O alistamento é obrigatório. E o descumprimento pode acarretar contratempos, como impedimento para retirar passaporte, ingressar no serviço público ou em empresa privada. Além disso, há previsão de multa, cujo valor varia conforme o tempo de atraso do candidato.

Aqueles que perderem o prazo de alistamento só poderão participar da seleção no ano que vem, para incorporação em 2019. A Junta de Serviço Militar de São José dos Campos fica na Rua Saigiro Nakamura, 500, Vila Industrial. Informações pelo telefone 3912-3422.

Após a inscrição, o jovem recebe o certificado de alistamento militar, com a indicação de data para participar da seleção geral, a ser organizada entre julho e outubro. Quem for escolhido ingressará no Tiro de Guerra em 2018. Já os que forem dispensados (a maior parte por excesso de contingente) se tornam parte da reserva das Forças Armadas.

O recruta passa por uma formação militar básica e depois se especializa em determinada área. Ao final de um ano de serviço, o interessado em seguir carreira militar deve se submeter a nova seleção, podendo permanecer em serviço por mais sete anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo