fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São Sebastião realiza pela primeira vez monitoramento de ressacas

Está em vigor desde a manhã de quinta-feira, dia 1º, o chamado Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC) que tem como principal objetivo dar suporte as ações da Operação Verão (2016/2017).

Pela primeira vez, a Coordenadoria de Defesa Civil, responsável pelas ações do plano, receberá o monitoramento diário com relação à possibilidade de ressacas atingirem a costa de São Sebastião.

O objetivo do PPDC é garantir a coordenadoria instrumentos de ação para reduzir a perda de vidas humanas e de bens materiais decorrentes de escorregamentos e processos correlatos.

Implantado nos municípios do Litoral Norte e Baixada Santista desde 1989 a edição de 2016/2017 terá a novidade de fazer também o monitoramento das ondas e o risco de a costa de São Sebastião ser atingida por ressacas.

“Vamos receber o monitoramento feito pela empresa Somar Meteorologia que irá nos alertar das possíveis ressacas que devem atingir São Sebastião. Isto para nós é muito importante porque podemos agir imediatamente nas áreas que costumeiramente já são atingidas pela maré alta”, explicou o chefe da Defesa Civil, Carlos Eduardo dos Santos, o Carlão.

Segundo ele, há ainda a previsão de uma temporada mais chuvosa tendo em vista o que já foi acumulado nas última 36 horas. “Em apenas dois dias registramos o equivalente a 87,4 milímetros de chuva e para nós a situação mais crítica é a costa sul que costuma ser mais atingida pelas tempestades de verão”, disse.

Com o inicio de operação do PPDC são monitoradas diariamente todas as áreas de risco, de deslizamento e alagamentos da cidade com o intuito de garantir a segurança da população. “A orientação é de que a partir de 25 milímetros de chuva as áreas de risco sejam monitoradas a cada cinco horas”, completa Carlão.

O município conta atualmente com 22 áreas de monitoramento entra a Costa Sul e a Região Central, sendo nove consideradas de risco eminente e 11, de alagamento.

A Coordenadoria de Defesa Civil, setor ligado à Secretaria Municipal de Governo, conta atualmente com 13 agentes e 62 voluntários entre diretos e indiretos. O telefone indicado para o registro de chamados é o 199 e pode ser acionado 24 horas por dia.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo