fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Instituto de Cunha concluiu as atividades do projeto Terra e Arte

A parceria entre a Fibria e o Instituto foi firmada no início deste ano. (Foto: Divulgação/Fibria)
A parceria entre a Fibria e o Instituto foi firmada no início deste ano. (Foto: Divulgação/Fibria)

Com a parceria da Fibria, o Instituto Cultural de Cerâmica de Cunha (ICCC) concluiu as atividades do projeto Terra e Arte, em que trinta jovens tiveram a oportunidade de aprender um novo ofício e dar continuidade à tradição histórica e cultural do município de Cunha, reconhecido como polo de cerâmica artística no estado de São Paulo.

publicidade


A parceria entre a Fibria e o Instituto foi firmada no início deste ano. O objetivo foi incentivar a capacitação de jovens na criação de peças artísticas, iniciativa que faz parte da estratégia social da empresa e visa a geração de emprego e renda associada à inclusão social dos adolescentes.

“O trabalho realizado pelo Instituto contribui com o desenvolvimento social e cultural do município de Cunha (SP). Com a adesão dos jovens, a cultura da produção artesanal da cerâmica continuará agregando valor a essa tradição inestimável para o Vale do Paraíba”, diz o consultor de Sustentabilidade da Fibria, Adriano Martins.

Durante a cerimônia de encerramento, os alunos expuseram as obras que criaram. Dentre elas, peças utilitárias e de decoração confeccionadas manualmente e também no torno.

“Foi uma confraternização que contou com a presença de familiares e amigos que vieram contemplar o resultado da perseverança e da criatividade desses novos ceramistas. Estamos muito felizes por ser o primeiro órgão a estimular e a oferecer suporte aos jovens para que eles continuem esse trabalho, perpetuando o ofício de Cunha”, diz Luciano Almeida, ceramista e diretor executivo do ICCC.

O instituto possui cinco anos de atividade e, em 2015, atendeu cerca de 200 pessoas que participaram de cursos, palestras e workshops sobre o ofício da cerâmica. O instituto também recebe visitas agendadas, quando há demonstrações de torno (ferramenta usada para dar acabamento às peças de cerâmica), modelagem livre, exibição de vídeos e outras atividades que auxiliam na manutenção do trabalho do ceramista na comunidade.

Sobre o ICCC
Criado em 2009, por um grupo de ceramistas e agentes culturais, o ICCC tem como objetivo difundir a cultura da cerâmica artística que há mais de 40 anos está presente no município de Cunha, trazida por ceramistas japoneses e portugueses em 1975.

O instituto oferece aulas, cursos, workshops e exposições para promover o crescimento e a difusão da arte para todos os públicos. Para realizar suas atividades, conta com o apoio da Prefeitura de Cunha e a Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, que cederam o espaço e estrutura para a sede do instituto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo