fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Defesa Civil inicia Operação Verão em São José dos Campos

Em São José dos Campos, equipes de funcionários e voluntários da Defesa Civil estão prontas para monitorar e atuar em situações de risco. (Foto: Divulgação/PMSJC)
Em São José dos Campos, equipes de funcionários e voluntários da Defesa Civil estão prontas para monitorar e atuar em situações de risco. (Foto: Divulgação/PMSJC)

A Defesa Civil de São José dos Campos começou na quinta-feira (1º) a Operação Verão. O objetivo é trabalhar na preservação de vidas e na redução de danos materiais e ambientais provocados pela chuva, como enchentes e deslizamentos, comum entre os meses de dezembro a março.

Nesse período são deflagrados os Planos Preventivos de Defesa Civil (PPDCs), específicos para escorregamentos e inundações, de forma a prevenir e abrandar os impactos associados aos eventos típicos de época chuvosa. A ação irá até o dia 31 de março do próximo ano, podendo se estender até o dia 15 de abril, em caso de situações especiais.

Em São José dos Campos, equipes de funcionários e voluntários da Defesa Civil estão prontas para monitorar e atuar em situações de risco. “Nosso trabalho será focado no acompanhamento da previsão meteorológica, monitoramento dos índices pluviométricos e vistorias técnicas em áreas de risco”, disse o supervisor da Defesa Civil.

O município conta com o auxílio de dez aparelhos pluviométricos automáticos instalados em áreas vulneráveis da cidade que medem a quantidade de chuva. A medição do nível de chuva é diária e o índice acumulado é calculado com base nos três últimos dias, que coloca um município em estado de atenção caso volume de água atinja 80 milímetros em 72 horas.

O PPDC 2015-2016 encerrou com 1.673 atendimentos a ocorrências no município, a maior parte foram pedidos de vistorias em imóveis. Em caso de emergência, o acionamento à Defesa Civil em São José pode ser feito pelo telefone 190, que funciona 24 horas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo