fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Caraguá tem novos espaços e estruturas neste verão

Nova iluminação, pavimentação, revitalização da orla, de quiosques e pontos turísticos, novas praças, monumentos, ciclovias e muito mais irão surpreender. (Foto: Divulgação/PMC)
Nova iluminação, pavimentação, revitalização da orla, de quiosques e pontos turísticos, novas praças, monumentos, ciclovias e muito mais irão surpreender. (Foto: Divulgação/PMC)

Turistas e veranistas que visitarem Caraguá ficarão surpresos com as inovações do Governo Municipal, com obras e benfeitorias que tornaram a cidade mais bonita, organizada, segura e divertida. Inúmeras obras realizadas pelo Governo Municipal trouxeram melhoria para a qualidade de vida de moradores e turistas.

São projetos concluídos e em fase de conclusão, que vão de pavimentação e iluminação à criação de espaços para eventos e lazer, como a reforma e adaptação dos quiosques do Massaguaçu, a reurbanização e recuperação da orla do Massaguaçu, a revitalização do acesso à Praia da Freira, no Camaroeiro, iluminação em led em quase toda a cidade, pavimentação de quase todas as ruas da cidade, a Praça da Aventura com esportes radicais acessíveis, Praça Sensorial, novas praças e monumentos, praias com boa balneabilidade e outras benfeitorias.

Massaguaçu com nova orla e novos espaços de lazer

Caraguá não só está mais bonita, como mais acessível. Com o projeto de revitalização e urbanização da orla da praia da Massaguaçu, um dos principais cartões postais da cidade, muitas mudanças já podem ser observadas pelo comportamento e hábitos de moradores e turistas, que vem utilizando a orla com mais frequência para caminhadas, ciclismo ou apenas apreciar a paisagem. A obra iniciada em abril de 2016 chega ao fim e Caraguá agora tem 100% da sua orla revitalizada.

O projeto contemplou 4 km da orla com ciclovia e calçadão para caminhada e passeio com bolsões de estacionamento em toda a sua extensão, paisagismo e iluminação em led e pavimentação em blocos intertravados e um deck de madeira com 500 metros de extensão.

Outra melhoria no local foi a composição para a padronização de todos os quiosques.  Quiosqueiros e clientes estão satisfeitos com a adequação e a nova estrutura que proporciona um melhor atendimento, com banheiros acessíveis e espaço para acolher pessoas com deficiência.

Ainda no Massaguaçu, foi inaugurada no domingo, 18/12, a Praça Abílio Malerba, em frente à Paróquia Nossa Senhora da Visitação. O que antes era um terreno baldio, hoje é uma bela praça, com área de estacionamento para a secretaria da igreja, bancos em concreto, calçadas, paisagismo e iluminação.

Caraguá ganhou mais um monumento: o Arco da Paz “Thomaz Rodrigues Alckmin”, no Massaguaçu. O monumento foi construído na praça que fica no final da orla do Massaguaçu, compondo as obras de reurbanização e recuperação da praia. O projeto foi uma adaptação do Marco da Paz, escultura existente em diversas cidades mundo.

Praias da Freira e do Camaroeiro com acessos revitalizados

Quem quiser visitar as Praias da Freira e do Camaroeiro encontrará mais facilidade para acessar o mirante e o píer. Com a pavimentação e revitalização dos acessos, estacionamentos, iluminação e paisagismo, turistas e moradores podem desfrutar da natureza, com mais segurança, conforto e praticidade. Agora está mais fácil chegar a estes locais para acessar as praias, ir até o píer ou simplesmente apreciar o pôr do sol.

Nova sede da secretaria de Turismo

Na nova sede da Secretaria de Turismo já é possível perceber as inovações que melhoram ainda mais os serviços prestados ao turista. Com melhor estrutura, o setor multiplicou o atendimento. A nova sede fica na Avenida da Praia (próximo ao Parque de Diversões Trombini) com vista ampla para o mar, onde um antigo quiosque foi reformado para receber o público.

Pavimentação em todos os bairros

Podemos citar ainda como obras que favorecem o turismo e a vida de moradores, a pavimentação realizada em praticamente toda cidade, que melhorou os acessos em 14 bairros. Conforme observa o Secretário de Turismo, André Procópio, o asfaltamento ajuda a melhorar o acesso das pessoas e veículos de um lado a outro da cidade, mas também ajuda na limpeza e na redução de poluição do balneário. “Com o asfalto é mais fácil fazer a limpeza e fazer a retirada de resíduos das ruas e leitos, tornando nossas praias ainda mais limpas”, explica.

Cidade mais iluminada

A cidade está mais iluminada, mais segura e ainda mais bonita à noite, com a substituição das lâmpadas tradicionais por luminárias de tecnologia LED na orla da praia e em diversos bairros.

Com tecnologia de última geração, os projetos têm melhorado, significativamente, o nível de iluminação nas ruas e avenidas da cidade. Entre as obras realizadas, merecem destaque a orla do Massaguaçu, a Av. José da Costa Pinheiro Junior, no Perequê-Mirim, e a Rodovia Caraguá São Sebastião, com a conclusão dos primeiros 3 km a partir da divisa do Município.

Espaços adequados para shows de grande porte

Caraguá tornou-se uma das cidades mais procuradas do Litoral Norte nos últimos anos devido à sua ampla e diversificada programação de eventos. Com estruturas cada vez mais adequadas, é possível a realização de eventos de grande porte e para públicos de diferentes segmentos, como shows, encontros, festivais, campeonatos esportivos, feiras.

A cidade conta com o Centro de Eventos, no Porto Novo, área com 34.000,00 m² de urbanização, contendo praça de alimentação, área técnica, palco com 4 camarins, área de 600m², conta ainda com sala de imprensa completa com iluminação, cozinha e banheiros, estacionamento com aproximadamente 150 vagas.

De acordo com o secretário de Turismo, André Procópio, o local trouxe a possibilidade adequada para a realização de eventos de grande porte. “Podemos dizer que, à beira-mar, é o único em todo o litoral brasileiro, com uma mega estrutura para montagens de eventos, que podem ser promovidos pelo Governo Municipal e por empresas de fora da cidade. Isso é um grande benefício para o turismo local”, destacou o secretário.

A Praça da Cultura recebeu investimentos e foi eleita para sediar atrações culturais de menor porte e voltados para a família. O palco foi todo reformado e agora conta com 4 camarins, vestiário, banheiro acessível, rampas de acesso, área de depósito, back stade e estrutura para atender qualquer estrutura.

Lazer acessível no Espaço Aventura

Caraguá oferece lazer para todos, com os projetos Praia Acessível, o Espaço Aventura, Academias e Praças Inclusivas, Praça Sensorial, espaços que vêm ganhando cada vez mais adeptos e consolida a cidade como ideal para a prática de esportes e lazer adaptado para idosos e pessoas com deficiências.

Inaugurado em setembro deste ano, o Espaço Aventura é uma área de lazer para moradores e turistas de todas as idades. A nova praça esportiva interliga a Estação Energia – academia inclusiva à base do programa praia acessível, na Praia do Centro e forma a Base de Esportes e Lazer Adaptado (BELA).

No Espaço Aventura foi construído um pórtico que delimita uma área de convivência, uma praça em deck de madeira e uma torre, onde foi instalado um elevador. No arvorismo são três níveis de aventura.

Cadeirantes podem ter acesso ao nível 2, por meio do elevador assim como idosos e crianças. Na tirolesa, há uma para crianças e outra para adultos. Cadeirantes podem participar desta atividade por meio de material adaptado para suspensão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo