fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Vendas no comércio da região apresentam estabilidade após um ano

Em agosto, o faturamento real do comércio varejista na região de Taubaté atingiu R$ 2,2 bilhões, alta de 2,8% na comparação com o mesmo mês de 2015. No acumulado dos oito meses do ano, houve alta de 2,6% e, nos últimos 12 meses houve estabilidade (0%).

Os dados recebidos pelo Sincovat (Sindicato do Comércio Varejista de Taubaté) são da Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista no Estado de São Paulo (PCCV), realizada mensalmente pela Fecomercio-SP, com base em informações da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP).

Das nove atividades analisadas no mês, seis apontaram crescimento em relação a agosto de 2015. Os setores de autopeças e acessórios (10,7%), farmácias e perfumarias (8,8%) e materiais e construção (6,4%) registraram os melhores desempenhos.

Já os segmentos de lojas de vestuário, tecidos e calçados (-4,1%), supermercados (-0,9%) e concessionárias de veículos (-0,9%) apresentaram quedas no faturamento em agosto, e em conjunto, impactaram negativamente.

A pesquisa é segmentada em 16 Delegacias Regionais, entre elas Taubaté – composta por 39 municípios.

Para o presidente do Sincovat, Dan Guinsburg, com os novos dados positivos alcançados em agosto, o varejo dá indícios cada vez mais claros de que uma reversão do ciclo recessivo é iminente.

Mesmo que esse processo não esteja embasado na melhoria dos determinantes básicos do consumo – renda e emprego – há uma consistente recuperação nos níveis de confiança do consumidor nos últimos meses, pré-condição para permitir a saída de um cenário de baixa intenção de consumo.

Além disso, a tendência de queda da inflação, constatada nos últimos meses, pode ser decisiva para a melhoria da conjuntura varejista até pelo menos o final de 2016.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo