fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Projeto Guri encerra atividades no Polo Pindamonhangaba 3

Uma das unidades do Projeto Guri, em Pindamonhangaba, está fechando suas portas. Segundo a Assessoria de Imprensa do Projeto, a crise econômica e readequação é um dos motivos do fechamento do Polo 3, que fica no bairro Alto Tabaú.

De acordo com a nota enviada à nossa redação, o polo será fechamento do fim deste semestre. Os outros dois polos, no Araretama e Moreira César, seguirão com suas atividades.

Nota

Em razão da crise econômica nacional e a consequente queda de arrecadação, o Projeto Guri está em processo de readequação para garantir a manutenção do programa e o atendimento à população.

De acordo com essa necessidade de redimensionamento, após o término do ano letivo, alguns polos encerrarão suas atividades.

A escolha dos mesmos levou em consideração critérios técnicos, dentre os quais:  o IPRS do município, que avalia o índice de vulnerabilidade social de cada localidade; o histórico da relação de parceria estabelecida entre o Projeto Guri e os municípios; a qualidade dos espaços físicos no qual os polos estavam instalados e o preenchimento das vagas oferecidas.

As respectivas prefeituras foram informadas que caso o poder municipal ou outro patrocinador da região tenha a possibilidade e interesse de custear integralmente a manutenção dos locais, as decisões dos fechamentos podem ser revistas.

Projeto Guri

Mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é considerado o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos.

Atualmente, mais de 50 mil alunos são atendidos por ano, em 410 polos de ensino distribuídos por todo o estado de São Paulo. Os cerca de 360 polos localizados no interior e litoral, incluindo os polos da Fundação CASA, são administrados pela Amigos do Guri, enquanto o controle dos polos da capital paulista e Grande São Paulo fica por conta de outra organização social.

A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Desde seu início, em 1995, o Projeto já atendeu mais de 600 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo