fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Pindamonhangaba inicia programação do Novembro Azul

A Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Saúde da Prefeitura, sob a coordenação do Núcleo de Educação Permanente em Saúde, realiza a Terceira Semana Municipal de Saúde do Homem – Novembro Azul, de 19 a 26 de novembro.

Embora o foco seja o Câncer de Próstata, é histórico no município a solicitação de outros exames para rastreamento de doenças cardiovasculares, DST/AIDS, avaliação Hepática e renal.

A programação será realizada por meio de ações de rotina em todas as Unidades de Saúde, para homens acima de 40 anos, que poderão procurar as Unidades mais próximas de sua casa para avaliação de saúde e retirada da solicitação dos exames de rastreamento.

De acordo com informações da Secretaria de Saúde, todas as unidades estão preparadas e orientadas para estes cuidados durante o ano todo, com maior intensificação neste mês de novembro.

Importante destacar que, para pegar o pedido destes exames de rastreamento ou preventivos, não será necessário consulta médica, bastando procurar o enfermeiro da Unidade mais próxima da residência.

Contudo, se o homem tiver queixa clínica, será necessário conversar com o enfermeiro ou enfermeira para que seja avaliada a gravidade do problema e agendada uma consulta médica.

Além das ações técnicas específicas da Saúde, serão realizadas mobilizações em vários momentos, com o objetivo de criar a consciência coletiva para a necessidade de prevenção e o auto-cuidado, isto é, a responsabilidade com a própria saúde.

Programação

DIA 19 – ABERTURA
Das 8 às 15 horas
Local: Igreja Metodista Bela Vista
Rua Dalva de Oliveira, 223 – Bela Vista
Apoio: ONG Trabalhadores da Colheita Final
Atividades Sociais e de Saúde: serviços de enfermagem, psicólogos, corte cabelo e barba, solicitação de exames, atividades infantis.

Dia 22 – SEGUNDA CAMINHADA AZUL DE MOREIRA CÉSAR
Das 8 às 12 horas
Local: Concentração no Recinto São Vito
Apoio: Associação Terapia e Lazer – Feliz Idade, Escola Deputado Claro César, Escola Rubens Zamith, Escola Arte Toledo
Após a caminhada haverá ações sociais e de Saúde: serviços de enfermagem, massagem relaxante, corte de cabelo e barba,

Dia 23 – DSM – Departamento de Serviços Municipais
Local: Crispim
Horário: 15 horas
Ações internas de Saúde para os funcionários.

Dia 24 – NOVEMBRO AZUL – UNOPAR
Local – Em frente ao Supermercado Dia.
Organizadores – Centro de Desenvolvimento Humano – Espaço Zen Terapias
Ações: Palestra: Papel Social do Homem, serviços de enfermagem, terapias alternativas para tratamento do câncer, distribuição de preservativos

Dia 25- NOVEMBRO AZUL
SINDICATO Sindmetp
Local – Rua Sete de Setembro, 232, centro
Das 9 às 16 horas

Evento aberto

Atividades do evento: 9h – aferição de pressão arterial, panfletagem com orientação de prevenção ao câncer de próstata e distribuição de preservativos, orientação com enfermeira da Secretaria de Saúde com entrega de pedidos de exames para homens, painel de fotos com o símbolo da campanha (bigode); 15h – bate-papo com os temas câncer de próstata, terapias alternativas e papéis sociais do homem; 16h – encerramento com café da tarde.

Dia 26 – Terceira Mobilização Novembro Azul
Local: Praça Monsenhor Marcondes
Horário: das 8 às 13 horas
Apoio: ONG Missionários Trabalhadores da Colheita Final, Instituto Beleza Fenix, Fábio – Massagens, Centro Odontológico, Conselho da

Consciência Negra

Ações: Verificação de Pressão, Solicitação de exames, Orientação Psicológica, Triagem Odontológica, Orientação Nutricional, Corte Cabelo e barba, Massagem Relaxante, Serviço de Apoio e orientação Profissional, Orientações gerais para a saúde dos Homens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo