fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Palmeiras homenageia ex-volante Dudu e o imortaliza com busto na sede social

O volante Dudu, que fez história no meio-campo da época da Academia, foi homenageado com um busto ao lado dos outros cinco que já existiam na sede social alviverde. Antes de Dudu, Junqueira, Waldemar Fiúme, Ademir da Guia, Oberdan Cattani e Marcos haviam sido os presenteados.

Multicampeão pelo Palmeiras, Dudu, nascido em Araraquara, chegou ao Palmeiras em 1964 após se destacar pela Ferroviária. O ex-volante não só se tornaria capitão da equipe como seria um dos protagonistas da Primeira e da Segunda Academia, apelido dado ao time de Palestra Itália, nas décadas de 1960 e 1970, respectivamente, por conta do futebol vistoso apresentado dentro das quatro linhas.

O evento de inauguração do busto contou a presença do presidente Paulo Nobre e os seus vices Maurício Galiotte e Antonino Jesse Ribeiro, dos ex-atletas Ademir da Guia, Edu Bala e Sérgio, e de convidados e familiares de Dudu.

“Estou mais bonito no busto do que pessoalmente. Não tenho palavras para agradecer o que a diretoria do Palmeiras está fazendo por mim e também pela presença dos amigos, parentes e ex-atletas companheiros meus. É uma alegria muito grande a que estou sentindo dentro de mim, realmente balancei. Estou contente com tudo isso”, afirmou o ídolo.

Em sua passagem como atleta pelo Palmeiras, ele conquistou nove títulos, disputou 609 partidas e marcou 25 gols. Em 1976, após encerrar a carreira como jogador, Dudu assumiu o comando técnico do time e conquistou a taça do Campeonato Paulista do mesmo ano.

Dudu falou do meio-campo formado ao lado de Ademir da Guia e da Academia alviverde. “Não fomos só eu e o Ademir que fizemos parte do Palmeiras. Nós chegamos mais cedo e ficamos mais tempo. Eu joguei 12 anos e o Ademir 15. O Palmeiras teve grandes jogadores. Nós fomos campeões algumas vezes, depois tivemos um período de altos e baixos. O Oswaldo Brandão chegou e montou-se a Segunda Academia. Tivemos vários campeonatos seguidos, a Segunda Academia foi a que ganhou mais títulos”, relembrou o homenageado.

Palavra do presidente

O presidente Paulo Nobre fez questão de ressaltar a passagem de Dudu pelo Palmeiras. “Com o Ademir da Guia, talvez ele tenha feito uma das maiores duplas do futebol mundial de todos os tempos. É uma honra muito grande para mim, como presidente, homenagear um jogador que eu não tive a honra de ver jogar.

A história do Dudu tinha de estar eternizada no Palmeiras por tudo o que ele fez, e eu queria agradecer muito tudo o que o Dudu se dedicou a este clube que amamos tanto”, falou o mandatário.

Ficha técnica:

Dudu
Nome: Olegário Tolói de Oliveira
Nascimento: 07/11/1939
Naturalidade: Araraquara-SP
Período: 1964 a 1976
Posição: Volante
Jogos: 609 (340 vitórias, 160 empates e 109 derrotas)
Gols: 25
Dados históricos
Estreia: Palmeiras 1×2 Santos (11/04/1964)
Primeiro gol: Palmeiras 2×5 São Paulo (15/11/1964)
Último gol: Palmeiras 4×1 Corinthians (15/12/1974)
Último jogo: Palmeiras 3×3 Portuguesa (24/01/1976)
Principais títulos: Torneio Rio-São Paulo (1965), Campeonato Paulista (1966, 1972 e 1974), Campeonato Brasileiro (1967 – Torneio Roberto Gomes Pedrosa e Taça Brasil –, 1969, 1972 e 1973)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo