fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Fibria apoia rota de turismo rural em São Luiz do Paraitinga

A estratégia de investimento social da Fibria, líder mundial na produção de celulose de eucalipto, é baseada em um processo estruturado de relacionamento e engajamento com as comunidades onde atua.

O objetivo é promover o desenvolvimento social por meio da capacitação técnica e geração de renda. Dessa forma, desde 2013 a Fibria desenvolve o PDRT – Programa Desenvolvimento Rural e Territorial, com os pequenos agricultores rurais do bairro Mato Dentro, em São Luiz do Paraitinga (SP).

A implantação da rota de turismo rural como parte das ações do PDRT, segue uma metodologia, na qual a vocação da comunidade prevalece, para fortalecimento das associações.

Conhecida como um dos últimos redutos caipiras, a cidade evidencia sua cultura com inúmeras manifestações populares: músicas, danças, culinária, além do lindo cenário arquitetônico.

Com a presença de pousadas e pontos históricos, o bairro Mato Dentro está inserido na rota de turismo da região desde 2011, com a coordenação da Associação Rural do Bairro Mato Dentro. E ganhou ainda mais apoio dos agricultores a partir dos trabalhos realizados com o PDRT. O roteiro que foi desenhado proporciona aos visitantes uma experiência sobre a vivência do homem no campo.

Com o apoio da assessoria técnica especializada, a rota foi mapeada e sinalizada, de modo que os agricultores pudessem mostrar suas hortas. “Os legumes e hortaliças são produzidos com a técnica de agroecologia, que considera a adequação da propriedade a partir do manejo sustentável, sem o uso de agrotóxicos.

Além disso, os agricultores também oferecem refeições e doces caseiros aos visitantes”, disse o consultor de Sustentabilidade da Fibria, Adriano Martins.

Comidas da culinária caipira como galinha caipira ao molho, requeijão de prato e o famoso “afogado” são pratos de São Luiz do Paraitinga (SP) que, certamente, dão água na boca, só de pensar, e fazem parte do roteiro.

Na região, treze famílias são beneficiadas pelo PDRT e sete participam da rota de turismo. “Depois que passamos a receber os grupos de visitantes, as vendas aumentaram bem, e o fruto do nosso trabalho passou a ser mais apreciado”, disse Maria Aparecida Teodoro dos Santos, de 56 anos, popularmente conhecida como “Cidinha”, que cultiva legumes e hortaliças junto com o marido, Orlando Mariano dos Santos, de 65 anos.

Outras instituições da região apoiam o PDRT e a Rota Turística em São Luiz do Paraitinga, como a CATI – Coordenadoria de Assistência Integral, o Sebrae e o Corredor Ecológico do Vale do Paraíba.

De acordo com a Ong Akarui, assistência técnica responsável pela execução do PDRT no Vale do Paraíba, até outubro deste ano as vendas dos produtores agroecológicos, nessa região resultaram em cerca de R$ 110 mil.

Para quem quiser passar um dia no campo

A associação realiza visitas monitoradas para grupos entre dez e trinta e cinco pessoas. O roteiro possui diferentes opções de atividades e contempla hospedagem, alimentação e transporte. As reservas podem ser feitas pelo e-mail [email protected].

Sobre o PDRT

O Programa busca o desenvolvimento local, fortalecendo as associações comunitárias e priorizando a capacitação técnica na cadeia produtiva, a fim de gerar renda e contribuir com a melhoria da qualidade de vida das famílias.

Com o PDRT, os agricultores podem comercializar os produtos em feiras livres e também fornecer alimentos para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

“A Fibria quer que as comunidades onde possui operações se tornem autossustentáveis, por meio de programas e projetos que potencializem a vocação regional, para que tenham melhor qualidade de vida”, afirma o gerente-geral de Sustentabilidade da Fibria, Fausto Camargo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo