fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Emily Lima é anunciada a nova técnica da Seleção Brasileira de Futebol Feminino

Emily Lima estava na equipe do São José desde 2015. Pelo clube conquistou o Campeonato Paulista (2015), Jogos Regionais (2015) e Jogos Abertos do Interior (2016). (Foto: Divulgação)
Emily Lima estava na equipe do São José desde 2015. Pelo clube conquistou o Campeonato Paulista (2015), Jogos Regionais (2015) e Jogos Abertos do Interior (2016). (Foto: Divulgação)

Na terça-feira, dia 1º, a Confederação Brasileira de Futebol anunciou que Emily Lima, técnica do São José Futebol Feminino, será a comandante da Seleção Brasileira principal, a primeira mulher da história a ocupar o cargo.

O anúncio também confirmava a saída de Vadão, que ficou por dois anos e cinco meses a frente da função de treinador da equipe. Emily Lima concederá entrevista coletiva na próxima quinta-feira, 03/11, às 11h, na sede da CBF, no Rio de Janeiro.

Emily Lima estava na equipe do São José desde 2015. Pelo clube conquistou o Campeonato Paulista (2015), Jogos Regionais (2015) e Jogos Abertos do Interior (2016).

Em 2016, a treinadora buscava um título nacional no comando do time, mas ficou na semifinal no Campeonato Brasileiro, em maio, e bateu na trave na Copa do Brasil quando conquistou o vice-campeonato contra o Audax/Corinthians, na última semana.

Como treinadora, Emily comandou o Juventus de São Paulo e logo em seguida foi treinar as categorias de base da Seleção Feminina, onde esteve a frente do sub-15 e sub-17.

Como jogadora, a atual técnica atuou por times como São Paulo e Santos e em 2001 transferiu-se para o futebol europeu, onde defendeu equipes da Espanha e Itália por oito anos.

Fora das quatro linhas, a técnica também é atuante quando o assunto é a modalidade. Ela faz parte do Grupo de Trabalho do Futebol Feminino e do Comitê de Reformas do Futebol Brasileiro, um grupo de 14 mulheres que vem brigando por avanços no futebol feminino junto à CBF.

Recentemente, participou do curso de licenciamento da entidade, para formação de técnicos, a única mulher entre um grupo de 50 homens.

O São José Futebol Feminino parabeniza a nova treinadora da Seleção Brasileira, agradecendo o período em que esteve à frente da equipe do Vale do Paraíba.

“A Emily tem uma capacidade técnica excepcional, muito ética, muito profissional. Essa notícia sela o trabalho do futebol feminino no Brasil e até fora dele, e reforça que a cidade é um celeiro de bons profissionais para o desenvolvimento da modalidade”, comentou o Secretário de Esportes, Fernando Vales.

Com o final da temporada 2016, as Meninas da Águia já estão liberadas para visitar suas famílias e aguardam o contato do clube para a renovação ou não para 2017.

No entanto, a Secretaria de Esportes informa que já está se mobilizando para reposição do cargo de treinador da equipe para alinhar os trabalhos a serem desenvolvidos na próxima temporada.

Também nesta terça-feira, a CBF anunciou o novo formato do Campeonato Brasileiro da modalidade, que acontecerá em duas divisões, com início previsto para janeiro.

Fomento da modalidade

Além de Emily Lima, outro treinador do São José já comandou a Seleção Brasileira Feminina. No final do ano de 2012, Márcio Oliveira assumiu a Seleção Principal e ficou até 2014.

Antes dessa passagem pela seleção, o técnico tinha conquistado a Libertadores, a Copa do Brasil e o Campeonato Paulista com as Meninas da Águia.

Outros profissionais também já saíram do São José para servir a seleção como Adilson Galdino (auxiliar técnico da sub-20), Ricardo Pombo (fisiologista), Itamar Lisboa (preparador físico), Paulo Cesar (preparador de goleiras), Gustavo Assad (supervisor), entre outros. Desses citados, Ricardo e Gustavo continuam servindo a seleção até o momento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo