fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Sindicato Rural inaugura Feira do Produtor Rural em Pinda

Todos os produtores possuem certificação dos produtos orgânicos. (Foto: PortalR3)
Todos os produtores possuem certificação dos produtos orgânicos. (Foto: PortalR3)

A Feira faz parte do Programa “Feira do Produtor Rural” oferecido pelo Sindicato Rural, em parceria com o Senar. O programa que visa a expansão do agronegócio teve início em abril e é realizado em sete módulos. De acordo com a facilitadora Dora Pedroso, o curso leva em consideração a estrutura para a comercialização dos mais diversos produtos disponíveis na propriedade rural.




A inauguração da feira acontece no dia 19 de outubro, a partir das 17h, na sede do Sindicato Rural e o grande destaque é que até os estandes utilizados pelos produtores são confeccionados pelos próprios produtores, utilizando bambu. “A construção dos estandes envolve o grupo num trabalho coletivo que estimula o senso de equipe e solidariedade, visto que todos participam”, salienta Dora. No dia 8 de outubro, os produtores apresentaram uma prévia do que será a feira no evento BBQ Vale, comercializando produtos frescos e de qualidade.

Para Cláudio Salgado de Macedo, presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e presidente da APEP – Associação dos Produtores Ecológicos de Pindamonhangaba, a Feira de Produtores também é fruto de um trabalho que começou há 4 anos, com o primeiro curso de olericultura orgânica do Sindicato Rural. “A partir desse primeiro cursos, nos organizamos criando a Associação e fomos em busca de nossos certificados para oferecer sempre o melhor ao consumidor”. De acordo com Cláudio, hoje são 22 produtores certificados pelo Ecocert.

Para Mércia Molinari, membro da comissão gestora da feira, a participação no programa foi de extrema importância para melhorar a produção e comercialização da produção. “Trabalho com artesanato e processamento de geleias e doces. A participação no programa me ajudou a ter outra visão sobre o negócio”, avalia. Mércia afirma estar bem confiante em relação à inauguração da feira. “Realizamos uma pequena pesquisa que mostrou a necessidade de uma feira com produtos orgânicos e artesanais na cidade. Mostrou ainda que teria que acontecer em um horário diferenciado”, explica.

O produtor Laerte Carlos Evaristo, que produz hortaliças e pães artesanais, avalia que a participação no programa melhorou 100% o seu negócio. “É uma excelente oportunidade para aprender a trabalhar melhor e de forma correta, oferecendo um produto de melhor qualidade para os consumidores”, salienta.

De acordo com Beatriz Maria, que trabalha com pães artesanais, queijos e doces, o programa é uma grande troca de experiências. “Nós já nos conhecíamos e o programa veio para dar uniformidade ao atendimento”.

O grande diferencial da Feira do Produtor Rural é reunir somente produtores e produtos orgânicos e artesanais. “O consumidor terá a certeza que esta adquirindo um produto direto do produtor, sendo assim ele chegará mais fresco e com qualidade”, explica Beatriz.

Para a facilitadora a expectativa para a inauguração são as melhores. “Vamos realizar um evento que possa divulgar e comercializar produtos frescos e saudáveis, bom como se tornar referência na cidade, agregando assim, novos participantes em cursos futuros”, salienta.

Para João Bosco Andrade Pereira, presidente do Sindicato Rural, a Feira do Produtor Rural é mais um fruto de sucesso da parceria entre o Sindicato e o Senar. “A Feira dá aos produtores a oportunidade de comercialização de seus produtos criando uma opção de renda, por meio da venda direta ao consumidor”, conclui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo