fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São José: Semana no Parque Vicentina Aranha será de tecnologia e música

O Projeto Música na Capela recebe nesta terça-feira (18), às 19h30, o Duo Sonarte, com o show “Afinidades Latinas”. (Foto: Divulgação/PMSJC)
O Projeto Música na Capela recebe nesta terça-feira (18), às 19h30, o Duo Sonarte, com o show “Afinidades Latinas”. (Foto: Divulgação/PMSJC)

O Parque Vicentina Aranha (Rua Engenheiro Prudente Meireles de Moraes, 302, Vila Adyana), em São José dos Campos, recebe até este domingo (23) parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2016, promovida pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Com o tema Ciência Alimentando o Brasil, a 13ª edição do evento terá exposição, palestras, oficina e observação dos astros com telescópio portátil.

A Semana Nacional tem o objetivo de aproximar a Ciência e Tecnologia da população, promovendo eventos que congregam instituições para realizar atividades de divulgação científica em todo o País.

A SNCT foi estabelecida por decreto em junho de 2004 e é realizada sempre em outubro sob a coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Até este sábado (22), o público pode visitar a exposição “Acessar o espaço para cuidar da Terra”, com imagens do satélite sino-brasileiro CBERS, no espaço Ciência no Parque. Haverá ainda apresentações sobre temas como “Astrobiologia: a vida no contexto cósmico”, “Introdução à Astrofísica”, “Estrelas binárias – Por que elas são tão importantes para a astronomia” e “Como Receber Sinais de Picosatélites Usando Tecnologia SDR (Rádio Definido por Software)?”. Outra atração será a Oficina de Cubesats voltada a estudantes a partir do Ensino Fundamental II.

Música e Feira Agroecológica

O Projeto Música na Capela recebe nesta terça-feira (18), às 19h30, o Duo Sonarte, com o show “Afinidades Latinas”. A apresentação será na Capela Sagrado Coração de Jesus, com entrada franca. Neste espetáculo, os músicos Clara Zarur e Evon Piffer fazem um concerto com obras para flauta e piano.

No domingo (23), às 10h30, o violeiro, compositor e instrumentista Ama Campos se apresenta no projeto Música no Parque. O show será no Bambuzal, ao lado da Capela Sagrado Coração de Jesus. Ama Campos retrata com simplicidade, bom humor e virtuosismo a música regional de artistas contemporâneos, além das próprias composições

Ainda neste domingo, a partir das 9h, a Feira Agroecológica do Projeto Vicentina Qualidade de Vida apresenta produtos agroecológicos cultivados por produtores regionais. O público deve entrar pelo portão da Avenida São João, levando sua sacola ecológica.

Parque Vicentina Aranha

Foi inaugurado pela Santa Casa de Misericórdia em 1924 como Sanatório Vicentina Aranha, um dos maiores centros para tratamento de tuberculose da América Latina. É tombado como patrimônio histórico pelo Comphac (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural do Município de São José dos Campos) e Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e turístico).

Desde 2006, funciona como Parque Vicentina Aranha e é gerido pela Prefeitura de São José dos Campos, tendo desde 2011 a Associação Joseense para o Fomento da Arte e da Cultura (AJFAC), como Organização Social de Cultura, a qual desenvolve atividades culturais no espaço e promove a recuperação das edificações com obras de manutenção e restauro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo