fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São José presta homenagem a Hélio Augusto de Souza

Com apresentação da Orquestra Municipal de São José dos Campos, a Fundação Cultural Cassiano Ricardo presta homenagem a Hélio Augusto de Souza nesta quarta-feira (19), às 20h, no Teatro Municipal de São José dos Campos (Rua Rubião Jr., 84 – 3º andar).

O concerto é gratuito, com a distribuição prévia de ingressos a partir desta sexta-feira (14) no Parque Vicentina Aranha (Rua Engenheiro Prudente Meireles de Moraes, 302 – Vila Adyana). Também serão disponibilizados cem ingressos uma hora antes do concerto no Teatro Municipal.

Esta homenagem faz parte das comemorações do cinquentenário da Semana Cassiano Ricardo. A apresentação é uma realização da Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, com a gestão da Associação Joseense para o Fomento da Arte e da Cultura (AJFAC), que administra a Orquestra Sinfônica.

O concerto também faz parte da Série Primavera, com o tema “Loucos por Clássico” evidenciando a paixão de compositores de diferentes épocas pelo classicismo. Sob a regência do maestro Marcello Stasi, a Orquestra executará a obra “Les petits rien”, de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791), demonstrando a versatilidade do compositor austríaco ao abordar o estilo galante francês.

Do eclético compositor francês Jacques Ibert (1890-1962), será executado “Hommage a Mozart”, um rondó em ré maior, seguido pelo “Concerto em Mi bemol”, do russo Igor Stravinsky, obra que já caracterizava sua fase norte-americana. Por último, a “Sinfonia nº 3 em Ré Maior” de Franz Schubert.

Este concerto é dedicado a Hélio Augusto de Souza, que será homenageado in memorian com o Troféu Cassiano Ricardo. O homenageado da noite foi assistente social, professor e, depois, prefeito de São José dos Campos. Ele foi fundamental para o surgimento da Fundação Hélio Augusto de Souza (Fundhas), criando em 1986 a Fundação de Atendimento à Criança e ao Adolescente, entidade que posteriormente levou o seu nome.

Semana Cassiano Ricardo

A 50ª edição da Semana Cassiano Ricardo termina no domingo (23). Desde o dia 4 de outubro estão sendo realizadas quase 30 atrações divididas em 20 dias. Entre os objetivos desta semana estão o incentivo à cultura e à literatura, além da divulgação das obras do poeta joseense.

Durante o evento, a obra de Cassiano Ricardo estará presente direta ou indiretamente em todas as atividades em uma programação descentralizada voltada para diferentes públicos no Cine Teatro Benedito Alves, nas casas de cultura, no Teatro Municipal, na biblioteca que leva o nome do poeta, no Sesc, no Parque Vicentina Aranha entre tantos outros lugares.

A primeira edição da Semana Cassiano Ricardo foi em 27 de Julho de 1967 e contou com a presença do poeta joseense, que discursou na abertura do evento no prédio da Antiga Câmara Municipal, onde atualmente funciona o Museu Municipal.

O poeta, jornalista e escritor Cassiano Ricardo Leite nasceu em 26 de julho de 1894 em São José dos Campos e faleceu em 14 de janeiro de 1974 no Rio de Janeiro. Ele foi um dos líderes do movimento pela Semana de Arte Moderna de 1922 e ocupou a cadeira nº 31 da Academia Brasileira de Letras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo