fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São José: Feira de Tecnologia e Inovação reúne centenas de pessoas

Mais de 300 pessoas, entre autoridades e empresários, estiveram na manhã de terça-feira (18) no Parque Tecnológico na abertura da terceira edição da RM Vale TI, a Feira de Tecnologia e Inovação da Região Metropolitana do Vale do Paraíba.

O evento, organizado pelo APL TIC Vale (Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação e Comunicação), tem o apoio da Prefeitura de São José dos Campos.

“A RM Vale TI vem ganhando força ao longo dos anos. Em 2014, na primeira edição da feira, tínhamos dez palestrantes, e um espaço de 216 metros quadrados.

Hoje, são 83, em um espaço de 423 metros quadrados. Quero destacar aqui importantes parceiros como a Prefeitura, que apoiou o evento desde o início, o Sebrae-SP, a ABDI (Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial) e muitos outros, mas, principalmente, nossos empresários do cluster e do Parque Tecnológico que fazem essa feira acontecer”, disse Marcelo Nunes, coordenador do APL TIC Vale e idealizador do evento.

“Nosso objetivo é promover interação entre as empresas, sejam elas dos clusters, dos Centros Empresariais ou das incubadoras, e a RM Vale TI contribui muito para isso”, acrescentou o diretor de Desenvolvimento de Negócios do Parque Tecnológico.

Voltada para repartições públicas e empresas de varejo, serviços e indústria que buscam soluções de TIC para aprimorar suas operações e alavancar seus negócios, a feira deste ano tem 40 empresas expositoras que apresentam até esta quinta-feira (20) seus produtos e serviços tecnológicos, bem como soluções de smart cities para aumentar a eficiência da gestão de cidades e da execução de políticas públicas.

“A Prefeitura de São José dos Campos investiu R$ 50 milhões nos últimos cinco anos em um projeto de smart city. Por isso, gostaria de incentivar todos os prefeitos eleitos da RM Vale a nos procurarem para desenvolver soluções inteligentes para suas cidades”, ressaltou.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, o setor de TI tem forte potencial de crescimento em São José e na região.

“A economia de São José está estruturada em torno de três grandes setores: aeroespacial, automotivo e petróleo. Acredito que o setor de TI pode ser o quarto. Temos que investir em produtos de alto valor agregado, e essa área já tem potencial para colaborar com o crescimento econômico do município.”

Novidades

Além da exposição de produtos e serviços de TI, a feira deste ano tem um congresso para discutir inovação e tecnologia no varejo e na indústria e soluções para smart cities.

O acesso aos estandes é gratuito, mas as palestras do congresso são pagas. A programação está disponível na internet.

Outras novidades são o 2º Investor Day, que tem como objetivo fomentar contatos entre startups e investidores potenciais de São José dos Campos e região, e o Seminário de Inovação, realizado em parceria com o Sebrae-SP para apresentar modelos de gestão e comportamento para competitividade nos negócios.

Para as empresas expositoras, a RM Vale TI é uma grande oportunidade para divulgarem produtos e serviços de TIC para empresários e gestores públicos de todo o Vale do Paraíba.

“Já participamos das duas edições anteriores e tivemos resultados positivos na parte de divulgação.

Nossa expectativa para este ano é continuar consolidando nossa marca, mas também fechar novas parcerias”, disse Alex Carvalho, comercial da Tecsus, uma empresa do Parque Tecnológico que desenvolve soluções sustentáveis para smart cities.

“A feira do ano passado foi boa para fazer marketing institucional, mas agora queremos fechar negócios”, concordou Alexi Condor, diretor da Databot, outra empresa do Parque, cujo principal produto é a im2platform, um sistema inteligente para aumentar a produtividade de operações industriais.

“A indústria 4.0 é um conceito relativamente novo. Nossa plataforma é uma das primeiras desse tipo no mundo e ela foi desenvolvida aqui mesmo, no Parque Tecnológico de São José dos Campos.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo