fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Santuário revela novidades da Festa da Padroeira 2016 e ano jubilar

Coletiva de Imprensa no Santuário. (Foto: Victor Hugo Barros)
Coletiva de Imprensa no Santuário. (Foto: Victor Hugo Barros)

Na manhã desta segunda-feira (3), o Santuário Nacional de Aparecida realizou um encontro com a imprensa, com o objetivo de dar detalhes sobre a realização da Novena e Festa da Padroeira 2016 , que inicia hoje. Além de toda a programação litúrgica da festa e sobre os preparativos para as comemorações de 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora, foram abordados temas referentes aos eventos que acontecem no mesmo período da novena.

Estiveram presentes o Cardeal Arcebispo de Aparecida Dom Raymundo Damasceno Assis, o reitor do Santuário, padre João Batista Almeida, o administrador-ecônomo, padre Daniel Antonio e o presidente da empresa Dançar Marketing Pedro Bianco, organizadora junto ao Santuário do show do tenor Andrea Bocelli, que acontece no próximo dia 15 de outubro.

Na oportunidade Dom Damasceno relembrou a inauguração do monumento em homenagem a Nossa Senhora nos Jardins do Vaticano, realizada no último dia 3 de setembro com a presença do Papa Francisco. O cardeal destacou que um monumento idêntico será inaugurado no Santuário Nacional no próximo dia 8 de outubro, logo após a missa das 9h. Há também a previsão da instalação de um monumento em homenagem a Nossa Senhora Aparecida em Brasília em maio de 2017. A obra ficará na sede da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – mas, embora concebido pelo mesmo artista, trará uma nova composição e tamanho.

Dom Damasceno ainda informou que a CNBB, através da sua presidência, instituiu o Ano Nacional Mariano junto às comemorações do tricentenário. “É um ano voltado para agradecer, louvar a Deus pelas graças recebidos pelo povo Brasileiro de Deus, pela intercessão de Nossa Senhora Aparecida. Faz memória a este evento não só histórico, mas da nossa fé, no qual podemos ver a presença de Deus, que nos seus desígnios fez com que os pescadores encontrassem a Imagem partida em dois pedaços, e a partir daquele momento uma pesca abundante de peixes”, enfatizou.

‘Salve Rainha’ e tema da Festa da Padroeira 2016 – O tema da Novena e Festa da Padroeira este ano é “O rosto misericordioso de Maria”. O reitor do Santuário nacional, padre João Batista, explicou que este tema encerra o ciclo de temas preparatórios do ano jubilar, iniciado em 2012. Ele explicou que o fio condutor das reflexões deste ano é a oração da “Salve Rainha”.

Padre João ainda destacou a presença de grupos especiais na novena deste ano: integrantes do movimento “Mães da Sé”, de São Paulo, e membro da escola de samba Vila Maria, que este ano tem como tema de seu samba-enredo, o jubileu dos 300 anos do encontro das Imagem.

O reitor ainda lembrou a Semana da Criança, evento que acontece de 9 a 14 de outubro no Santuário, idealizado pelo Tribunal Regional do Trabalho e Ministério Público, com o objetivo de combater o trabalho infantil no Brasil.

Dentro deste período ainda acontece no dia 12 de outubro, após a missa das 7h, o lançamento do Selo Oficial, pelos Correios, e no final da missa das 9h neste mesmo dia, da Medalha Jubilar em homenagem a Nossa Senhora Aparecida.

Terra dos Estados Brasileiros para a coroa jubilar – Entre os assuntos destacados pelo administrador-ecônomo do Santuário, padre Daniel, estava a confecção da Coroa Jubilar, que adornará a imagem de Nossa Senhora Aparecida no jubileu do seu encontro. Padre Daniel lembrou que, desde de 2014, a Imagem de Nossa Senhora tem percorrido várias dioceses de todo o Brasil. Em cada Estado por onde passa, uma quantidade de terra é trazida ao Santuário. Um pequeno fragmento desta terra estará na base da coroa, que será confeccionada pela H.Stern. joalheria.

publicidade


Padre Daniel ainda falou da inauguração do cinema 3D, que será no dia 7 de outubro. A nova atração ficará dentro do Museu de Cera, que, junto ao espaço Devotos Mirins para as crianças vão compor o Memorial da Devoção.

Com capacidade para 150 pessoas, o espaço irá exibir o filme “A História de Nossa Senhora Aparecida”, uma obra multimídia, que contará a trajetória de fé e devoção à Padroeira do Brasil, desde o encontro da imagem nas águas do Rio Paraíba, até os dias atuais, com a construção do Santuário Nacional.

A produção foi feita exclusivamente para a sala, que conta com dez projetores laser de alta definição, que exibirão imagens simultâneas em cinco telas especiais. O sistema cria efeitos holográficos em 3D, sem a necessidade do uso dos óculos conversores, retratando personagens históricos e os milagres atribuídos a Santa.

A tecnologia, que levará os expectadores para dentro da história, é semelhante à utilizada na festa de abertura das Olímpiadas do Rio de Janeiro. A obra foi dirigida pelo experiente Del Rangel, um veterano da teledramaturgia brasileira e responsável por clássicos como: “Cambalacho”, “Bebê a Bordo” e “Os Maias”.

Show com o tenor Andrea Bocelli – O evento, que acontecerá na esplanada João Paulo II, contará com um repertório especial, de acordo com Pedro Bianco, presidente da Dançar Marketing. Isso porque, a pedido do Cardeal Dom Damasceno quando das primeiras tratativas do show, em 2013, foi solicitada a inclusão de algumas músicas sacras.

O Santuário Nacional , que será cenário do show, ganhará uma iluminação especial para o evento. O acesso dos visitantes ao local do show iniciará às 14h. às 17h30 haverá uma Celebração Eucarística e, em seguida o show, que contará com a participação do cantor Daniel.

A entrada é franca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo