fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Projeto Tamar em Ubatuba comemora seus 26 anos junto com o Aniversário da Cidade

Projeto Tamar é uma referência na proteção e preservação das tartarugas marinhas. (Nos seus 35 anos Tamar comemora 25 milhões de filhotes e uma nova geração de tartarugas no mar. (Foto: Projeto Tamar/ABr)
Projeto Tamar é uma referência na proteção e preservação das tartarugas marinhas. (Nos seus 35 anos Tamar comemora 25 milhões de filhotes e uma nova geração de tartarugas no mar. (Foto: Projeto Tamar/ABr)

O Tamar está completando 26 anos de atividades em Ubatuba! Para comemorar, Tamar e FUNDART realizarão conjuntamente evento reunindo a VI Corrida de Canoas “Amigo Pescador” em homenagem e agradecimento aos pescadores que são os parceiros fundamentais na proteção das tartarugas marinhas e a IV Corrida de Canoas “Maria Comprida” em comemoração ao aniversário de 379 anos da Cidade de Ubatuba. O evento acontecerá no dia 28 de outubro, na Praia do Cruzeiro, a partir das 9:00h, com apoio da AARCCA – Associação dos Amigos e Remadores da Canoa Caiçara! O público também poderá presenciar a soltura de uma tartaruga marinha que foi reabilitada no Tamar, e será devolvida ao mar.

publicidade


Corrida de Canoas Amigo Pescador
Diferente das demais corridas de canoas realizadas atualmente em Ubatuba, a corrida “Amigo Pescador” se destaca por se tratar de uma corrida de longa distância, onde os remadores da categoria “4 remos” percorrem um trajeto de 9.500m, entre as praias do Cruzeiro, Itaguá e Barra Seca. Os remadores tem cumprido o trajeto em cerca de 1:15hs, mas a duração da prova depende das condições climáticas, especialmente ventos e correntes. Também acontecerão provas nas categorias 2 remos infantil e 2 remos feminino.

Conservação e Pesquisa
O trabalho de conservação e pesquisa voltado à interação das tartarugas marinhas com a pesca na região foi iniciado em 1990 com um levantamento inicial que identificou as diversas modalidades de pesca que capturam tartarugas incidentalmente no município. Pouco a pouco foi estabelecida uma parceria com os pescadores artesanais no município que voluntariamente informam ao Tamar sobre as capturas de tartarugas e sobre o funcionamento das pescarias. A partir deste esforço conjunto entre Tamar e pescadores, foram devolvidas vivas ao mar mais de 10.400 tartarugas capturadas incidentalmente na pesca nestes 26 anos.
Com as informações coletadas sobre tartarugas mortas em redes, foi possível identificar e conhecer o funcionamento da pescaria que causa maior mortalidade no município e estudar formas de reduzir as captura das tartarugas. A proposta de evitar a pesca com redes durante o dia próximas as costeiras, praticando-a somente a vem sendo divulgada aos pescadores e bem aceita pelos mesmos, se mostrando uma pratica efetiva para reduzir a mortalidade de tartarugas verdes com mínimo prejuízo a atividade de pesca.

Educação Ambiental no Centro de Visitantes
No Museu aberto da Tartaruga Marinha, mais de 2 milhões de visitantes, entre moradores locais, estudantes e turistas, já tiveram a oportunidade de conhecer de perto as tartarugas marinhas aprendendo um pouco sobre a biologia destas espécies, sobre as atividades humanas que ameaçam as populações de tartarugas marinhas e como ajudar a proteger estas espécies.

Mais de 2000 universitários, entre estudantes de biologia, oceanografia, veterinária e outros cursos das áreas de ciências naturais, vindos de todos os estados do país e de outros países, tiveram no Tamar Ubatuba sua primeira oportunidade de estágio dando os primeiros passos em suas carreiras profissionais voltadas à proteção da fauna e do meio ambiente!

Cultura e Conservação
Em 2010, o Centro de Visitantes do Tamar construiu o “Casco Acústico”, montado especialmente para acolher as manifestações artísticas e culturais locais, onde através da arte pode-se estender a mensagem da conservação a todos os públicos! Centenas de artistas, entre amadores e profissionais, populares e eruditos, regionais ou de expressão nacional já puderam se apresentar no Tamar nestes últimos anos. O apoio à arte e às tradições se estende também através da participação do Tamar nas festas das comunidades e corridas de canoas em todo o município!

Inclusão Social
Nos Programas de Inclusão Social, em ações com a comunidade através dos Grupos produtivos de Costureiras do Camburi e da Picinguaba, mais de 12 famílias já foram beneficiadas com a renda proveniente da venda de produtos artesanais vendidos nas lojas Tamar, além de cursos de capacitação oferecidos com o apoio do Projeto. As costureiras e artesãs atuam na produção de “tartareias”, tartarugas de pano preenchidas com areia (Camburi) e de peças como panos de prato, toalhas, tapetes, almofadas, jogos americanos, cama e mesa, bolsas, todos bordados e pintados com motivos ligados ao mar (Picinguaba).

Desde 1997, o Tamar mantém o Programa de inclusão social e educação ambiental ‘Nosso Papel de Futuro’, que já atendeu cerca de 170 jovens em situação de vulnerabilidade social. Eles participam de atividades ecoformativas, artísticas e de auto-conhecimento, que incentivam a atuação mais consciente perante seu próprio futuro e seu papel na sociedade e no planeta. Muitos deles hoje fazem parte da equipe do Tamar!

Criado há 36 anos, o Projeto Tamar é uma soma de esforços entre o Centro Tamar/ICMBio e a Fundação Pró-Tamar. Tem o patrocínio oficial da Petrobras, através do programa Petrobras Socioambiental. Atua em nove estados brasileiros onde recebe diversos apoios locais. Em Ubatuba, recebe o apoio da Arcor do Brasil e da Prefeitura Municipal de Ubatuba. Todos os recursos captados são revertidos integralmente para as atividades de conservação das tartarugas marinhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo