fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Projeto de Robótica é sucesso na Educação Municipal de Caraguá

(Foto: Cláudia Moysés)
(Foto: Cláudia Moysés)

Transformar o processo de aprendizagem em uma experiência divertida, na qual o aluno também aprende princípios de matemática, mecânica, eletrônica e programação. Essa é a proposta principal do projeto de Robótica oferecido aos alunos, de 6º ao 9º anos, nas unidades escolares municipais de Caraguá.

Por meio do Lego Mindstorms (brinquedo cujo conceito se baseia em peças plásticas que se encaixam permitindo muitas combinações e movimentos com pequenos motores) a garotada monta várias possibilidades de robô – carrinho, dançarino, com garra, para ajudar o deslocamento de pessoas cegas, desenhista, elevador, entre outros.

A aluna Alessa Leite Freire, 11 anos, gosta é de fazer a programação com os cálculos precisos para conseguir movimentar o robô da forma certa. O colega Júlio César Morais, 11 anos, disse que adora montar Lego e não sabia que podia fazer robôs com eles. O garoto também afirma que melhorou sua concentração nas aulas, desde que entrou no projeto.

O professor de História, Hércules Pantojo da Silva, é o coordenador desse trabalho para os estudantes, na EMEF Prof. Euclydes Ferreira (Perequê Mirim).
“Sou da área de Humanas (História, Filosofia e Sociologia) e resolvi fazer o curso de Extensão, oferecido pela secretaria de Educação por curiosidade.

Realmente fui surpreendido com o resultado tanto para mim, pessoalmente, quanto em relação às possibilidades que se abriram para trabalhar com os alunos de forma diferenciada”, ressaltou.

O docente contou que recentemente adquiriu um drone (veículo aéreo não tripulado e controlado remotamente que pode realizar tarefas como vigilância, fotos, filmagens, resgate, limpeza, entre outras). Fez um curso de habilitação e agora também utiliza o aparelho nas aulas. Claro que a garotada adorou as explicações de como montar, programar e manter o “brinquedinho” no ar.

A dinâmica das aulas, seja com professores de História, Geografia, Matemática, Ciências ou Língua Portuguesa tem o foco no trabalho em equipe e na divisão de tarefas. Estimula a integração e socialização, a comunicação e o desenvolvimento de atitudes e habilidades como a cooperação, gerenciamento de conflitos, comprometimento, a habilidade para solução de problemas e o raciocínio lógico.

O projeto também conta com o IFSP – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Campus Caraguatatuba como parceiro.
LEGO – O dinamarquês Ole Kirk Kristiansen, criador do Lego (junção das palavras leg e godt que significa brincar bem), em 1932, jamais podia prever que em 2016, suas peças plásticas para encaixe se transformariam em várias séries.

Atualmente, o Lego é utilizado em diversos países desde a pré-escola, onde as linhas tradicionais do grupo divertem as crianças e estimulam a sua concentração e criatividade, e também em universidades, onde linhas tecnológicas permitem aos estudantes aperfeiçoarem-se em design, robótica e mecatrônica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo