fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Caraguá participa da 10ª Feira Tecnológica em São Paulo

O Litoral Norte foi representado por um estande da ETEC de São Sebastião com o projeto Biblioteca Inovadora, e outro da ETEC Caraguatatuba. ((Foto: Cláudia Moysés/PMC)
O Litoral Norte foi representado por um estande da ETEC de São Sebastião com o projeto Biblioteca Inovadora, e outro da ETEC Caraguatatuba. ((Foto: Cláudia Moysés/PMC)

Buscar novas ideias, conhecer projetos de várias cidades do Brasil e de outros países e implantá-los em Caraguatatuba. Esse foi o objetivo da visita de 17 professores de Empreendedorismo e duas do Apoio Pedagógico da rede municipal, à 10ª Feira Tecnológica realizada pelo Centro Paula Souza (ETEC), entre os dias 19 e 21, em São Paulo.

Estandes com 211 projetos sobre Artes, Cultura e Design; Gestão e Ciências Econômicas; Ciências Biológicas e Agrárias; Informática e Ciências da Computação; Tecnologia Industrial Mecânica; Tecnologia Industrial Elétrica; Saúde e Segurança; Tecnologia Química, de Alimentos, da Agroindústria e da Bioenergia; Infraestrutura; Turismo, Hospitalidade e Lazer; Ação Social e Extensão de Serviços de diversas cidades do Brasil, inclusive de outros países como Chile, Colômbia, Peru e México, foram expostos por alunos das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia estaduais (Fatecs).

O Litoral Norte foi representado por um estande da ETEC de São Sebastião com o projeto Biblioteca Inovadora, e outro da ETEC Caraguatatuba sobre a utilização da fibra do coco em substituição da turfa canadense para remoção de vazamentos de óleo no mar, que posteriormente se transforma numa biomassa para gerar energia.

A secretária Municipal de Educação de Caraguá, Marta de Oliveira Braz, também esteve na 10ª Feira de Tecnologia e acompanhou os alunos e professores. “O Empreendedorismo é uma disciplina que estimula os alunos a pensar diferente, a desenvolver a criatividade e a ter maior desenvoltura na vida escolar. Essa parceria com o Sebrae de São José dos Campos e a Secretaria de Educação tem rendido ótimos frutos”, afirmou.

A professora, Maria da Penha Marques, que ministra aulas de Empreendedorismo em três unidades municipais, disse que a participação na Feira foi proveitosa. “A disciplina Empreendedorismo do 5º ao 9º ano é um sucesso na rede municipal. Muitos estudantes têm pais que trabalham por conta própria e são pequenos empreendedores. Entender o que é ser empreendedor valorizou o trabalho dos pais por esses filhos.

Além disso, nas aulas desenvolvemos valores como responsabilidade, assiduidade e persistência. Na Feira Literária (FLIC) na EMEF Dr. Carlos de Almeida Rodrigues fizemos brigadeiro e bolo para vendermos e foi um sucesso. Voltei com muitas ideias para desenvolver com os alunos para nossa Feira de Empreendedorismo em novembro”, disse.

E ainda, a professora, Marizelha Silva Santos, da EMEF Prof. Euclydes Ferreira e EMEI/EMEF Masako Sone, contou que levará aos alunos as propostas dos projetos sobre horta e sustentabilidade que conheceu na Feira.

Reciclagem do coco – Desde outubro de 2013, a Prefeitura de Caraguatatuba adquiriu maquinário para triturar 100% dos galhos de podas e cocos recolhidos pela secretaria de Serviços Públicos (SESEP). De acordo com dados da SESEP, na baixa temporada são recolhidos 4 mil cocos e, na alta, 9 mil por mês.

As cascas são trituradas e o resíduo é doado a 15 agricultores da região sul do município. “Com essa máquina, reduzimos o lixo no município, despesas com seu armazenamento e transporte, impacto ambiental, e também a possibilidades do coco vazio se tornar criadouro do mosquito da dengue, zika e chikungunya e, consequentemente, custos para o município”, disse o secretário, Sergio Braz.

Paralelamente ao trabalho da SESEP, a professora Patrícia Carbonari Pantojo, da ETEC Caraguatatuba, também incomodada com a quantidade de resíduos dos cocos, principalmente na alta temporada, teve a ideia de trabalhar na aula de logística reversa uma forma de reduzir o impacto ambiental deste tipo de lixo.

“Em uma visita técnica dos alunos ao porto de São Sebastião, eles se depararam com a Turfa canadense, que é um pó usado para a contenção do óleo quando há vazamento no mar. Foi aí que as alunas, Núbia Marques da Silva e Aline Faustino Soares, tiveram a ideia de testar a fibra do coco para conter o óleo ao invés da Turfa canadense. Com isso, conseguimos doação dos resíduos triturados do coco com a Prefeitura de Caraguá para as pesquisas”, contou Patrícia.

O material doado foi levado ao laboratório para testes. “Constatamos que a fibra é capaz de absorver melhor o óleo do que a turfa, facilitando a remoção do óleo. E o produto da remoção vira uma biomassa que pode ser comercializada para geração de energia”, explicou Núbia.

O secretário Sérgio Braz também esteve presente na 10ª Feira Tecnológica e visitou o estande da ETEC Caraguatatuba e parabenizou o trabalho da professora e das alunas e ressaltou o apoio ao projeto.

O trabalho foi registrado em cartório e as autoras trabalham com a Agência Inova Paula Souza no processo para garantir a patente do produto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo