fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Atletismo de Pinda faz bonito no Brasileiro Sub18 Interseleções

Atletas de Pindamonhangaba na prova em SP. À esquerda, Ketiley no pódio. (Foto: divulgação)
Atletas de Pindamonhangaba na prova em SP. À esquerda, Ketiley no pódio. (Foto: divulgação)

Pindamonhangaba teve três jovens atletas no Campeonato Brasileiro de Atletismo Sub-18 Interseleções 2016. A competição aconteceu no último final de semana em São Bernardo do Campo (SP).

Ketiley Batista, Danielle Salvador Ribeiro e Thamires Evelin da Silva, ganharam o direito de integrar a Seleção Paulista por estarem entre as dez primeiras colocadas no ranking brasileiro, cada uma em sua modalidade.

E as meninas fizeram bonito. Ketiley Batisa conquistou a medalha de bronze nos 100 metros com barreira, com o tempo de 14seg31. O ouro foi para Micaela Mello (SC), com 13seg86 e a prata ficou com a atleta do Rio de Janeiro, Chayenne Silva, com 13seg96.

Danielle terminou em quinto lugar nos 100 metros rasos, mesma colocação de Thamires no salto em altura. As meninas foram acompanhadas pelos técnicos Luiz Gustavo Consolino e Jânio Rodrigues.

Na classificação geral final por Estado, São Paulo ficou com o primeiro lugar, conquistando 40 medalhas, sendo 14 de ouro, 11 de prata e outras 15 de bronze. Rio de Janeiro foi a segunda colocada e Paraná terminou em terceiro lugar.

HOMENAGEM A JOÃO DO PULO

Selo em homenagem a João do Pulo. (Foto: reprodução/Correios)
Selo em homenagem a João do Pulo. (Foto: reprodução/Correios)

No dia 15 de outubro, os Correios e a Confederação Brasileira de Atletismo lançaram, durante o Campeonato Brasileiro de Atletismo Sub-18 Interseleções em São Bernardo do Campo, um selo postal em homenagem ao grande pindamonhangabense João Carlos de Oliveira.

O selo celebra os 41 anos da grande façanha do homem do salto triplo, que foi a quebra do recorde mundial da modalidade, nos Jogos Pan-Americanos da Cidade do México, quando ele saltou  17,89 m.

A marca de João, no México, se constituiu em recorde mundial por uma década. No âmbito sul-americano, o salto de João Carlos vigorou como recorde continental por quase 32 anos, até 20 de maio de 2007, quando Jadel Gregório marcou 17,90 m, no Mangueirão, em Belém do Pará.

Depois do recorde no PAN, ganhou duas medalhas olímpicas de bronze: em Montreal, no Canadá, em 1976, e em Moscou, na então União Soviética, em 1980.

Foi, ainda, tricampeão da antiga Copa do Mundo, em Dusseldorf 1977, Montreal 1979 e Roma 1982. Na história do PAN, é que mais conquistou títulos no Atletismo: no triplo e no salto em distância, no México 1975 e em Porto Rico 1979.

João Carlos de Oliveira morreu no dia 29 de maio de 1999, em São Paulo, um dia após completar 45 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo