fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

ADL mostra redução histórica de larvas do Aedes aegypti em Taubaté

A ADL (Análise de Densidade Larvária) realizada pela Prefeitura de Taubaté em outubro deste ano mostra uma queda histórica nos indicadores de infestação de larvas do mosquito Aedes aegypti, com 0,3 pontos no IB (Índice Breteau).

Este é o melhor resultado para uma ADL desde 2010, quando começou a ser feito o monitoramento em Taubaté. Para se ter uma ideia, em outubro do ano passado o IB tinha sido de 1,7.

Na amostragem de outubro, o destaque fica para as regiões 1, 4 e 5, que apresentaram índice de 0,1. Com IB de 0,9, a região 6 é a que apresenta o maior indicador.

De acordo com o Ministério da Saúde, o índice de tranquilidade é 1,0 ou menos. Acima do nível de 1,5 há risco de epidemia. Os resultados indicam que todas as regiões de Taubaté estão fora do risco de epidemia, mas mesmo com os bons resultados obtidos, a Secretaria de Saúde reforça a necessidade de conscientização da população, já que cabe às famílias o combate aos criadouros do mosquito responsável pela transmissão da dengue, zika e chikungunya.

Durante a ADL foram coletadas amostras em imóveis escolhidos aleatoriamente em todas as regiões da cidade. Foram vistoriados cerca de 3.600 imóveis, média de 600 por área. Os resultados obtidos geram o IB, um valor numérico que define a quantidade de insetos em fase de desenvolvimento encontrados nos locais vistoriados e permite saber em quais regiões da cidade há maior risco de transmissão da dengue.

O trabalho de controle é realizado nos meses de janeiro, julho e outubro. A cidade é dividida em seis áreas, onde são verificadas a existência de larvas do mosquito e os tipos de recipientes em que foram encontradas.

ADL geral em 2016
Janeiro – 4,4
Julho – 0,6
Outubro – 0,3

ADL por regiões em 2016
Área 01
Jaraguá, Vila São Geraldo, Parque São Luiz, Areão, Mourisco, Vila das Graças, Vila Rica, Estiva, Parque Aeroporto, Vilage, Portal Mantiqueira.
Janeiro – 4,0
Julho – 1,0
Outubro – 0,1

Área 02
Bonfim, Quiririm, Cecap, Santa Tereza, Chácara Flórida
Janeiro – 2,4
Julho – 0,1
Outubro – 0,2

Área 03
Água Quente, Gurilândia, Ana Rosa Parque Urupês, Santa Clara, Shalon, Vila São José, Maria Augusta, São Carlos
Janeiro – 2,3
Julho – 0,0
Outubro – 0,6

Área 04
Independência, Jardim das Nações, Santa Luzia, Jabuticabeira, Jardim Humaitá, Bom Conselho, Centro
Janeiro – 8,8
Julho – 1,2
Outubro – 0,1

Área 05
Campos Elíseos, Imaculada, Bosque da Saúde, Jardim América, Terra Nova, Três Marias, Chácara Silvestre
Janeiro – 3,8
Julho – 0,4
Outubro – 0,1

Área 06
Belém, Cidade de Deus, Jardim Paulista, São Gonçalo, Estoril, Barreiro, Cataguá, Marlene Miranda
Janeiro – 5,4
Julho – 0,6
Outubro – 0,9

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo