fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Senac promove atividades gratuitas na Semana da Alimentação

O Senac São Paulo promove até o dia 29 de setembro a Semana da Alimentação. Na Região Metropolitana do Vale do Paraíba, as unidades Taubaté, Centro Universitário Senac – Campos do Jordão e São José dos Campos recebem o evento, que apresentará as principais tendências na área de alimentação e da gastronomia por meio de palestras, workshops e debates.

Segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o setor de alimentação reúne cerca de um milhão de empresas que geram, aproximadamente, 6 milhões de empregos diretos no país (dados de 2014).  Restaurantes, bares, padarias, buffets, supermercados e hospitais são alguns exemplos de canais de alimentação fora do lar que compõem esse setor, também chamado de food service.

Estabelecimentos, de diferentes tipos e portes, demandam por uma equipe multidisciplinar de profissionais capacitados para uma série de cargos e funções, entre elas cozinheiro, garçom, auxiliar de cozinha, técnico em nutrição, sommelier, chef de cozinha, maître, nutricionista, recepcionista entre outros.

Semana da Alimentação

Com o tema Conexões: Comida, Saúde e Negócios, o evento pretende evidenciar a importância de trabalhar em conjunto. Todos os profissionais envolvidos no segmento necessitam desenvolver habilidades similares, como noções de higiene na manipulação, domínio de técnicas de cozinha e conhecimentos em bebidas e serviço, para que possam desempenhar adequadamente o trabalho.

Durante a semana, serão evidenciadas as intersecções e relações que existem entre as áreas que fazem parte do setor da alimentação – que inclui gastronomia, nutrição, bebidas, serviços e gestão, ressaltando, principalmente, a importância da multidisciplinaridade dos profissionais.

Alguns temas serão debatidos do longo do evento como: Ampliando as possibilidades de atuação em alimentação – formação profissional integrada; Gastronomia hospitalar: a importância da integração entre gastronomia e nutrição; Harmonização de alimentos e bebidas, entre outras temáticas. Toda as atividades são gratuitas.

Alimentação no Senac

O Senac São Paulo atua no segmento de alimentação desde 1951. Seus primeiros cursos foram de Garçom (1951), Cozinheiro (1964), Vinhos (1974), Sommelier (1987), pioneiro nesse tema no Brasil, seguido dos cursos Técnico em Nutrição e Dietética (1994) e o Bacharelado em Nutrição (2009). O ineditismo veio, ainda, com o primeiro curso superior de gastronomia do país, o Tecnólogo em Gastronomia (2001).

Hoje, o Senac mantém um completo portfólio no segmento de alimentação que reúne cerca de 100 cursos nas modalidades livres, técnicos, graduações, pós-graduações e extensões universitárias em gastronomia, nutrição, e bebidas, serviços e gestão distribuídos nas unidades em todo o Estado de São Paulo. Dessa forma, atende a todas as necessidades de qualificação do setor. Para mais informações, acesse: www.sp.senac.br.

Serviço

Semana da Alimentação

Gratuito

Palestra: Os 3 As da Alimentação (alimento, atendimento e ambiente)

15/9, das 19 às 21 horas

Palestra: Gastronomia Hospitalar: a importância da integração entre gastronomia e nutrição

22/9, das 19h30 às 21h30

Local: Senac Taubaté

Endereço: Rua Nelson Freire Campello, 202 – Jardim Eulália

Informações: (12) 2125-6099 / www.sp.senac.br/taubate

Palestra: Ampliando as Possibilidades de Atuação em Alimentação: formação profissional integrada

19/9, das 14h30 às 16 horas

Palestra: Como Desenvolver Equipes Colaborativas

22/9, das 14h30 às 16 horas

Local: Centro Universitário Senac – Campos do Jordão

Endereço: Avenida Frei Orestes Girardi, 3549 – Vila Capivari

Informações: (12) 3668-3001 / www.sp.senac.br/universitariocampos

Palestra: Planejamento Estratégico em Estabelecimentos de Alimentação

28/9, das 19 às 20 horas

Palestra: Harmonização de Alimentos e Bebidas

29/9, das 19 às 20 horas

Local: Senac São José dos Campos

Endereço: Rua Saigiro Nakamura, 400 – Vila Industrial

Informações: (12) 2134-9000 / www.sp.senac.br/sjcampos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo