fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São José: Novo Teatrão passa por primeiro teste de acústica

A Prefeitura de São José dos Campos realiza nesta terça-feira (20), às 10h, o primeiro teste de acústica no ginásio multiúso do Novo Teatrão (Rua Dr. Ricardo Edwards), na Vila Industrial, região leste.

O espaço, com capacidade para até 4.500 pessoas, tem previsão de ser entregue à população no primeiro semestre de 2017 e poderá servir à realização de jogos, como basquete e vôlei, shows, apresentações de teatro e musicais.

O teste irá contar com cinco músicos da Orquestra Sinfônica de São José dos Campos e com a cantora lírica Mere Oliveira, que também é gestora de projetos da orquestra. O grupo fará uma audição-teste com cerca de uma hora de duração utilizando diversas técnicas, com e sem o uso de microfones.

O objetivo é avaliar quais tipos de tratamento serão necessários para que o espaço possa receber diversas modalidades de eventos com qualidade de som adequada à necessidade de cada um. Para esta avaliação, também estará presente o projetista de tratamento acústico que será responsável pelo trabalho.

Foram convidados para assistir à apresentação todos os funcionários que hoje trabalham nas obras, sob responsabilidade da Urbam, e servidores da Secretaria Municipal de Educação, pasta que será a administradora do espaço após ser finalizado.

O Novo Teatrão, após entregue, passará a se chamar Centro Integrado de Educação e será utilizado pela Rede Municipal de Ensino. Além do ginásio multiúso, o espaço irá contar com uma creche para atender até 200 crianças, que começará a operar em 2017, além da Trilha do Conhecimento, que já teve parte de sua pista aberta à população para caminhadas e lazer aos domingos, e o Centro de Ciências, que será aberto ao público ainda este ano.

História

A construção do complexo foi idealizada na década de 70 pelo ex-prefeito Sérgio Sobral de Oliveira com a proposta de ser um centro de artes e convenções.

Projetado pelo arquiteto Luiz Erasmo Moreira, o espaço enfrentou seu primeiro problema logo na inauguração, em 27 de março de 1977. A festa estava a cargo da Orquestra Sinfônica Estadual, regida pelo maestro Eleazar de Carvalho. No entanto, descobriu-se no dia do grande evento que o prédio não tinha acústica adequada e a orquestra teve que se apresentar do lado de fora. Uma forte chuva interrompeu a apresentação e parte da área foi toda alagada.

Em 1981, o complexo foi doado ao São José Esporte Clube como incentivo ao time de futebol, tendo a condição de mantê-lo preservado e em funcionamento para população. Após a crise financeira do clube e o abandono do espaço, a Prefeitura, por meio de acordo c celebrado na Justiça, retomou 70% da área do complexo para uso da população.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo