fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São José e Portugal buscam parceria em projeto aeroespacial

O ministro de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, Manuel Heitor, esteve na noite dessa segunda-feira (5) em São José dos Campos para identificar oportunidades de cooperação no projeto de um centro de pesquisa aeroespacial no arquipélago dos Açores, no Oceano Atlântico.

Parque Tecnológico de São José dos Campos. (Foto: Antônio Basílio/PMSJC)
Parque Tecnológico de São José dos Campos. (Foto: Antônio Basílio/PMSJC)

Organizado pelo Parque Tecnológico de São José, o encontro reuniu representantes do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial), Fatec (Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo), Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), Ieamar (Instituto de Estudos Avançados do Mar), Cluster Aeroespacial e de Defesa, Embraer, Visiona e da Prefeitura Municipal.

publicidade


“A cooperação científica entre Brasil e Portugal já é uma realidade, mas pode ser ainda maior. Vim para São José dos Campos, uma cidade conhecida por ser um polo aeroespacial e tecnológico, para avaliar se há interesse em desenvolver projetos conjuntos no Atlântico”, disse o ministro.

Previsto para ser inaugurado no próximo ano, o AIR Center (Azores International Research Center) contará, entre outras instalações, com um centro de lançamento espacial desenvolvido em parceria com a NASA (Agência Espacial Americana) e a ESA (Agência Espacial Europeia) para enviar satélites de baixo custo ao espaço.

“Ter uma base espacial no meio do Atlântico, numa localização muito favorável para esse tipo de lançamentos, é uma grande vantagem”, afirmou Heitor. “O Brasil é um dos países com maior presença do Atlântico, por isso, queremos fortalecer essa parceria”, acrescentou.

Além da base espacial, o AIR Center ainda terá laboratórios dedicados ao estudo do oceano e da atmosfera. Também será instalado um centro de computação para tratamento de dados.

“Temos em São José várias empresas e instituições que podem colaborar com os pesquisadores deste centro, a exemplo da Visiona, que está desenvolvendo o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas, que será o primeiro de comunicação brasileiro. Já o Ieamar e o Cemaden podem contribuir com pesquisas e dados sobre o estudo dos oceanos e o monitoramento do clima”, comentou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, Osman Cordeiro.

São José tem um histórico de colaboração científica e tecnológica com Portugal. No início do ano passado, o diretor geral do Parque Tecnológico de São José dos Campos, Marco Antônio Raupp, e o diretor geral do Parque de Ciência e Tecnologia do Alentejo, João Carlos Mateus, assinaram um termo de cooperação visando identificar oportunidades de parcerias nas áreas de desenvolvimento econômico, ciência e tecnologia.

“A Prefeitura trabalha para consolidar as parcerias internacionais já existentes, mas também está sempre buscando fomentar a abertura de novas frentes de colaboração”, finalizou o secretário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo