fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São José: Centro de Ciências do Novo Teatrão tem estrutura finalizada com cúpula

A Prefeitura de São José dos Campos efetuou na tarde desta quarta-feira (14) a instalação da cúpula do planetário que irá funcionar no Centro de Ciências, na área do Novo Teatrão, na Vila Industrial, região leste da cidade.

A estrutura, de fibra de vidro na cor branca com 8 metros de diâmetro, será multifunção: servirá como cobertura do Centro de Ciências e também para a projeção de filmes no planetário. Com ela, a torre do prédio atingiu 30 metros de altura. Também nesta quarta-feira foi instalado o reservatório com 13 metros de altura e capacidade para 60 mil litros de água que irá atender a todo o complexo.

O Centro de Ciências, que será aberto ao público ainda este ano, conta com seis pavimentos. No térreo, a principal atração será uma exposição interativa sobre a pré-história no Brasil, com réplicas em tamanho real de dinossauros.

Em seguida, no primeiro e segundo mezaninos, haverá banheiros, espaço para exposições itinerantes, auditório para cinema e palestras, espaço para formação de professores, clube de ciências, entre outros.

Depois, dois patamares menores serão destinados para atividades não dirigidas. Por fim, a 25 metros de altura, no alto da torre, um planetário e espaço com telescópios e lunetas serão as atrações. Além da área interna do prédio, o lado externo contará com elementos educativos, como a calçada do tempo geológico.

O novo Centro de Ciências será utilizado pelos alunos e professores da Rede Municipal de Ensino, mas também poderá ser visitado por escolas estaduais e particulares de São José dos Campos e de demais cidades interessadas. Além disso, aos finais de semana, ficará aberto a toda a comunidade.

Segundo Sandra Sueli Ramos, coordenadora de ensino na Rede Municipal e uma das responsáveis pela concepção do projeto, o Centro de Ciências pretende despertar o interesse pelo estudo das ciências, promovendo uma melhor compreensão da natureza e do uso da ciência e da tecnologia, além de apoiar o ensino nos níveis fundamental e médio.

“Além do local possuir exposições permanentes e itinerantes, possibilitará conversar, discutir, refletir e divulgar as ciências. Pretendemos que o centro propicie estes momentos, que ele conte histórias, reúna pessoas, torne as ciências um assunto agradável e do dia a dia”, disse Sandra.

Novo Teatrão

Depois de pronto, o Novo Teatrão passará a se chamar Centro Integrado de Educação. Além do Centro de Ciências, o espaço terá um ginásio multiúso com capacidade para 4.500 pessoas que será entregue no primeiro semestre de 2017, uma creche para atender até 200 crianças, que também começará a operar em 2017, e a Trilha do Conhecimento, que já teve parte de sua pista aberta à população para caminhadas e lazer aos domingos.

O novo Teatrão recebeu o nome de Maestro Sérgio Weiss, que faleceu no dia 29 de janeiro deste ano, aos 88 anos de idade. A Prefeitura, por meio de acordo celebrado na Justiça com o São José Esporte Clube, retomou 70% da área do complexo para uso da população.

O local possui 74 mil metros quadrados. A construção do complexo foi idealizada pelo ex-prefeito Sérgio Sobral de Oliveira e inaugurado no dia 27 de março de 1977, com a proposta de ser um centro de artes e convenções. Em 1981, foi doado ao clube como incentivo ao time de futebol, tendo a condição de mantê-lo preservado e em funcionamento para população.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo