fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São José Basketball garante vaga na próxima fase da Série Ouro da LDB

Mesmo com derrota neste sábado, São José avançou no 1º lugar do Grupo A. (Foto: Luiz Pires/LNB)
Mesmo com derrota neste sábado, São José avançou no 1º lugar do Grupo A. (Foto: Luiz Pires/LNB)

A fase de classificação da LDB chegou ao fim no sábado (03). Depois das disputas dos Grupos A, em São Bernardo do Campo (SP), e B, em São Sebastião do Paraíso (MG), seis equipes seguem na briga pelo título da sexta edição do maior campeonato de base do basquete nacional.

publicidade


Na Série Ouro, fase decisiva do campeonato Sub-22, as seis equipes classificadas se enfrentarão entre si em turno único para ser conhecido o grande campeão. As disputas acontecerão entre os dias 05 e 10 de setembro, em São Bernardo do Campo, e todas as partidas serão transmitidas ao vivo pela WEB, tanto na página oficial do NBB no Facebook como também pelo site oficial da LNB (Liga Nacional de Basquete).

Antes da rodada deste sábado, quatro equipes já haviam garantido passagem para a Série Ouro. Pelo Grupo A, São José Basketball e Flamengo se classificaram com antecedência, e no Grupo B, Sesi-SP/Franca Basquete e Ginástico/Olympico já tinham a classificação nas mãos. As duas últimas equipes a assegurem um posto no hexagonal final foram Winner/Limeira e Metodista/São Bernardo.

Para garantir sua vaga, Limeira venceu um jogo com “cara de final” diante do Minas Tênis Clube. Em duelo muito nervoso e decidido apenas nos segundos finais, o time do interior paulista venceu de maneira dramática o confronto direto com o clube de Belo Horizonte, por 71 a 68 e garantiu seu lugar na Série Ouro da LDB 2016, eliminando assim os atuais vice-campeões da briga pelo título.

O grande destaque da vitória limeirense ficou por conta do ala/pivô Felipe. Com ótima atuação individual, o jogador de 18 anos foi o cestinha do jogo, com 22 pontos, e ainda foi o responsável por um arremesso de três pontos certeiro no minuto final da partida fundamental para a vitória de sua equipe.

Já o São Bernardo garantiu sua vaga também de maneira pra lá de dramática. A equipe, sede do Grupo A, precisava vencer o já eliminado Sport Club do Recife para conseguir a vaga, e de maneira dramática, levou a melhor pelo placar de 80 a 69 e avançou ao hexagonal que decide o título na terceira colocação de sua chave.

Thomas Poles, Rodrigo “Tiroga” e André Ferros foram os caras da vitória do São Bernardo. O primeiro acertou cinco bolas de 3 pontos e deixou a quadra com 21 pontos; o segundo anotou 22 pontos e foi o cestinha da partida, além de pegar oito rebotes e dar cinco assistências; e o terceiro fez sete tentos no último quarto, totalizou 12 pontos e ainda pegou oito rebotes.

Dentre os seis classificados, apenas uma equipe conquistou 100% de aproveitamento na primeira fase: o Franca. Com vitórias avassaladoras – a menor das quatro foi a deste sábado sobre o até então também invicto Ginástico, por 78 a 62 -, o time do interior paulista fechou sua campanha com líder absoluto do Grupo B e com um expressivo saldo de cestas de +113.

“Estamos correndo atrás do título da LDB há anos, e desta vez viemos forte na briga. O time está em uma ótima sintonia e temos que manter essa pegada. Não significa nada fechar invicto a primeira fase se não der continuidade a isso agora na Série Ouro”, disse o armador Alexey, um dos grandes destaques da ótima campanha francana até aqui.

Outro time até então invicto, o São José foi derrotado pelo Basquete Curitiba/CMP neste sábado, por 71 a 60, e perdeu os 100% de aproveitamento. Ainda assim, a equipe do Vale do Paraíba ficou com a liderança do Grupo A, com quatro vitórias e uma derrota, mesma campanha do vice-líder Flamengo – os joseenses levaram a melhor no confronto direto, primeiro critério de desempate.

Série Prata envolverá equipes não classificadas
Os times que não conseguiram chegar à Série Ouro ainda entrarão em quadra pela LDB 2016. Neste ano, o rehulamento da competição prevê que os times que ficaram do quarto lugar paera baiuxo em suas respectivas chaves disputem um torneio de consolação, a Série Prata.

No mesmo sistema de disputa da Ouro, os cinco times da Série Prata – Minas Tênis Clube, Sport Club do Recife, Rio do Sul/Projeto Escola Basquete, Extremos e Basquete Curitiba/CMP – se enfrentarão entre si para ser conhecido e premiado o campeão. As disputas deste certame acontecerão na Arena Olímpica, em São Sebastião do Paraíso.

 

Confira a divisão dos grupos das Séries Ouro e Prata da LDB 2016:

Série Ouro
São José Basketball (1º A)
Flamengo (2º A)
Metodista/São Bernardo (3º A)
Sesi-SP/Franca Basquete (1º B)
Ginástico/Olympico (2º B)
Winner/Limeira (3º B)

Série Prata
Basquete Curitiba/CMP (4º A)
Sport Club do Recife (5º A)
Extremos (6º A)
Minas Tênis Clube (4º B)
Rio do Sul/Projeto Escola Basquete (5º B)

Confira as primeiras partidas dos hexagonais:

-05/09 (Segunda-feira)

Série Ouro
16h30 – Ginástico/Olympico x Flamengo – ao vivo na web e no Facebook
18h30 – Winner/Limeira x São José Basketball – ao vivo na web e no Facebook
20h30 – Sesi-SP/Franca Basquete x Metodista/São Bernardo – ao vivo na web e no Facebook

Série Prata
15h – Basquete Curitiba/CMP x Rio do Sul/Projeto Escola Basquete
17h – Minas Tênis Clube x Sport Club do Recife

-06/09 (Terça-feira)

Série Ouro
16h – Flamengo x Sesi-SP/Franca Basquete – ao vivo na web e no Facebook
18h – São José Basketball x Ginástico/Olympico – ao vivo na web e no Facebook
20h – Metodista/São Bernardo x Winner/Limeira – ao vivo na web e no Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo