fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Justiça decide limitar número de carros do Uber que circulam em SP

Prefeitura de São Paulo tem prazo de 30 dias para limitar número de carros do Uber. (Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)
Prefeitura de São Paulo tem prazo de 30 dias para limitar número de carros do Uber. (Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

O Tribunal de Justiça deu prazo de 30 dias para que a prefeitura de São Paulo limite o número de carros do Uber em circulação na cidade. O descumprimento pode resultar em multa diária de R$ 500 mil.

A ação, movida por taxistas, cita uma “situação de desigualdade que favorece a concorrência desleal”. O juiz Valentino Aparecido de Andrade, da 10ª Vara da Fazenda Pública, determinou a regulamentação dos aplicativos de tecnologia de transporte pelo Poder Público.

Para o juiz, o Uber é um serviço objeto de regulação, assim como o táxi. Por isso, a prefeitura “não poderia tolerar ou incentivar que a concorrência se dê em condições de desigualdade, como fez quando deixou de impor um limite no número de veículos, deixando sem qualquer regulação essa matéria”, diz a decisão.

A prefeitura, por sua vez, garante que a regulamentação já está presente no Decreto 56.981 e em resoluções posteriores do Comitê Municipal de Uso do Viário. Segundo a administração municipal, a meta é que 5 mil carros de plataformas digitais circulem na cidade, número estimado a partir de um cálculo que leva em conta a distância percorrida por um táxi comum em São Paulo, no período de um mês.

“No período de 128 dias, desde a regulamentação até o último dia 19, rodaram na cidade 4.917 carros equivalentes chamados por aplicativos, o que está perfeitamente dentro do padrão regulatório proposto”, diz a prefeitura, em nota.

A Uber informou que ainda não foi notificada, mas mostrou-se contrária à medida. “Vale lembrar que impor limites artificiais a esse sistema tiraria a oportunidade de milhares de motoristas parceiros de usar a tecnologia para gerar renda às suas famílias”, afirma, também em nota.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo