fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Ilhabela recebe centro de reabilitação com piscina acessível e aquecida

Entregue oficialmente nesta terça-feira (27/9) o “Reabilitando Vidas”, o Centro de Reabilitação Municipal, na Barra Velha (Foto: Camila Migliorini/PMI)
Entregue oficialmente nesta terça-feira (27/9) o “Reabilitando Vidas”, o Centro de Reabilitação Municipal, na Barra Velha (Foto: Camila Migliorini/PMI)

Na manhã desta terça-feira (27) foi realizada a entrega oficial do Centro de Reabilitação, que fica na Rua Antonio Carlos Ayres da Fé, no bairro da Barra Velha.

O evento foi acompanhado por autoridades, sociedade civil e pela equipe e alunos da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Ilhabela.

A piscina do centro “Reabilitando Vidas” é acessível e aquecida e atenderá os pacientes do Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), que necessitam da hidroterapia e da hidroginástica no tratamento de dores crônicas (como dores na coluna), com sequelas de AVC (acidente vascular cerebral) e outros tipos de sequelas, além de dar assistência a gestantes (respiração, alongamento, relaxamento).

A temperatura elevada da água beneficia a circulação sanguínea, relaxamento muscular e a diminuição das dores. Anteriormente, as sessões de hidroterapia e hidroginástica desses pacientes eram realizadas na piscina do PEII (Polo de Educação Integrada de Ilhabela) da Barra Velha.

O paciente do Nasf, Amilcar Rodrigues da Cruz, 32 anos, que tem distrofia muscular, fez uma pequena demonstração na nova piscina com os fisioterapeutas que o acompanham em seu tratamento. A rampa com corrimão facilitou o seu acesso na entrada e saída do equipamento.

O centro “Reabilitando Vidas” também será utilizado pelos alunos da Apae de Ilhabela e proporcionará a eles a estrutura ideal e com acessibilidade para as sessões que tanto necessitam. O núcleo de reabilitação será integrado com a nova sede da Apae, que está em construção no mesmo local.

Nasf
O Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) é um programa do Governo Federal e é composto por uma equipe multidisciplinar que conta com fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, psicólogo, nutricionista e educador físico.

Os pacientes são encaminhados para o Nasf pelo médico do Programa Saúde da Família, fortalecendo o nível de atendimento e recuperação de cada indivíduo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo