fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Copa do Brasil: Santos e Corinthians levam vantagem contra os cariocas

Santos e Corinthians vão a campo nessa quarta-feira (20) pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Ambos os times decidem suas vagas contra clubes cariocas: Vasco e Fluminense, respectivamente. Se depender do histórico dos dois frente às equipes do Rio de Janeiro no torneio, a classificação para as quartas está mais próxima.

Somados, as duas agremiações têm uma vantagem de cinco classificações, contra duas eliminações, construídas em 27 anos de disputa da Copa do Brasil. O Santos só bateu de frente com cariocas uma vez na história, e saiu classificado; já o Corinthians enfrentou os times do estado em seis oportunidades, avançando em quatro dos confrontos.

Vantagem

Apesar de ter um bom aproveitamento contra os clubes cariocas, o Corinthians foi eliminado na primeira vez que enfrentou um time do Rio de Janeiro na Copa do Brasil. No longínquo ano de 1989, o time acabou sendo derrotado pelo Flamengo pelos critérios de desempate, após perder o primeiro jogo por 2 a 0 e vencer o segundo por 4 a 2.

O adversário desta quarta-feira (21) também já cruzou o caminho do Corinthians antes no torneio. Em 2009, nas quartas de final, o clube avançou ao bater o Fluminense por 1 a 0 no primeiro jogo, e depois empatar por 2 a 2, no jogo da volta.

Naquele mesmo ano, logo na fase seguinte, o time passou por outro clube do Rio de Janeiro. O Vasco foi o oponente e, com dois empates (1 a 1 fora e 0 a 0 no Pacaembu), o Corinthians se classificou para a final do torneio.

Essa não foi a primeira vez que o clube enfrentou o time de São Januário em uma semifinal de Copa do Brasil. Em 1995, após vencer os dois jogos, por 1 a 0 no Maracanã e 5 a 0 em casa, o Alvinegro chegou mais uma vez a final da competição depois de bater o time vascaíno.

A outra eliminação do Corinthians em campanhas contra cariocas foi frente ao Botafogo. Em 2000, o time foi superado após duas derrotas, por 1 a 0 e 2 a 1.

Entretanto, em 2008, o clube paulista conseguiu reverter a situação e avançar sobre o adversário, depois de uma derrota por 2 a 1 e uma vitória pelo mesmo placar, a vaga foi decidida nos pênaltis a favor do Alvinegro.

Invencibilidade

Na única vez que enfrentou algum time do estado do Rio de Janeiro na Copa do Brasil, o Santos avançou com sobra.

No ano de 2000, o adversário da vez foi o Flamengo, e com um show do atacante Dodô, o time da Vila se classificou com duas vitórias.

As partidas, válidas pelas quartas de final do torneio daquele ano, foram vencidas pelo Alvinegro Praiano por 4 a 0 no Maracanã e 4 a 2 no jogo da volta, na Vila Belmiro. Dodô marcou dois gols no jogo da ida e anotou mais três na partida disputada em Santos.

O Santos enfrenta o Vasco nessa quarta-feira (21), às 21h45, em São Januário. No mesmo horário, o Corinthians recebe o Fluminense na Arena Corinthians.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo