fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Conmebol anuncia mudanças e disputa da Libertadores para 2017

Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da FPF, participou da reunião na Conmebol nesta terça-feira (Foto: Divulgação/Twitter)
Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da FPF, participou da reunião na Conmebol nesta terça-feira (Foto: Divulgação/Twitter)

Na terça-feira (27), na sede da Conmebol em Assunção no Paraguai, o Comitê Executivo da entidade informou a mudança do formato da Copa Libertadores da América e também da Copa Sul-Americana.

A novidade é a ampliação do tempo de disputa da Libertadores, que passa a ser de fevereiro até novembro, e da Copa Sul-Americana que agora vai de junho a dezembro. O intuito da mudança é a adequação dos torneios com o calendário de cada país e já passam a valer em 2017.

As mudanças são o resultado de um estudo técnico que a Conmebol vem realizando há vários meses com a assistência de consultores especializados, com o objetivo estratégico de reforçar a qualidade do futebol Sul-Americano e aumentar o desempenho atlético. Esse projeto é possível através de uma estratégia global para gerar mais valor e reinvestir em seu desenvolvimento e promover a sustentabilidade dos clubes e associações membros.

A Conmebol chegou a contratar uma consultoria espanhola, que fez a apresentação de como seria o novo modelo. O presidente da entidade, Alejandro Domínguez, comentou o processo.

“Depois de uma análise criteriosa das necessidades e características próprias decidimos adotar o calendário anual para a Libertadores. Por muito tempo os clubes tiveram que escolher entre o campeonato local e os torneios continentais, e isso afeta a qualidade de ambas as competições.

Essa mudança nos permitirá melhorar o desempenho esportivo nos torneios nacionais, proteger os jogadores e, além disso, potencializar a qualidade de jogo das copas continentais”, afirmou em comunicado.

A disputa da Libertadores será agora em 42 semanas e não mais em 27. Dez clubes que não avançarem às oitavas de final da Libertadores terão a oportunidade de seguir na Sul-Americana, algo similar ao que acontece na Europa, com a Liga dos Campeões e a Liga Europa.

Os campeões dos dois torneios garantem uma vaga direta na fase de grupos da edição seguinte da Libertadores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo