fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Confira programação do Parque Vicentina Aranha em São José

Nesta terça-feira (06) às 19h o projeto Cinema no Parque exibe o drama Trem Noturno Para Lisboa (2013). A trama conta a história de Raimund Gregorius, um professor suíço, que abandona suas palestras e sua vida conservadora para embarcar em uma emocionante aventura atrás da vida de um escritor português, que o levará em uma jornada ao seu próprio coração.

O longa recebeu três premiações e três indicações ao Prêmio Sophia de 2014, uma importante premiação portuguesa que objetiva reconhecer a melhor produção nacional.

No sábado (10) é dia de Piquenique e atividades infantis durante toda a tarde. Em parceria com o Projeto LIA – que propõe a inclusão de crianças especiais através do lazer, o Parque Vicentina Aranha oferece das 14h às 18h uma programação de brincadeiras lúdicas junto à Biblioteca ao Ar Livre.

A atividade é aberta crianças de todas as idades, e os pais são convidados a trazerem uma contribuição para o Piquenique Comunitário. Para animar a programação, às 14h30 Jessia Lane realiza a contação da história Bumba Meu Boi Bumba, uma contação lúdica musicada com canções populares do maracatu e festa de reis. Baseado num conto de Luís da Câmara Cascudo.

Ainda no sábado (10) às 16h o Centro da Juventude (Rua Aurora Pinto da Cunha, 131, Jd. América, SJC) recebe a Acendalha FLIM 2016 – uma atividade que precede a FLIM 2016, a Festa Literomusical do Parque Vicentina Aranha que ocorrerá de 16 a 18 de setembro. Esta acendalha abordará a literatura marginal, retratando a produção artística e poética que nasce nas ruas e tem protagonizado formas de articulação coletiva, expressão social e ocupação urbana.

O Sarau Marginal será conduzido pelo poeta o Poeta Sérgio Vaz, acompanhado pelas meninas do D’Origem, o escritor e músico joseense JB Magalhães e o grafiteiro Mr. Fred, além da presença de outros coletivos e representantes do movimento Hip Hop da região. Sérgio Vaz é autor de 7 livros e Co fundador do Sarau da Cooperifa (desde 2001), movimento cultural que transformou um bar na periferia de São Paulo em centro cultural que deflagrou a literatura periférica no país.

Criador do Cinema na Laje e do Projeto Poesia nos Muros, autor do Projeto Poesia contra violência que percorre as escolas públicas batendo um papo sobre poesia e cultura. Prêmios: Heróis invisíveis (UNESCO), TRIP Transformadores, Orilaxé, Aprendiz, prêmio Governador do estado, prêmio Cooperifa, entre outros. Palestras: México, Inglaterra e Alemanha; eleito pela revista Época 2009 como um dos 100 brasileiros mais influentes do país.

No domingo (11) às 10h30, o Projeto Música no Parque também entra no clima da FLIM 2016 com o espetáculo Cancioneira, por João Roquer. Como o próprio título sugere, João busca aprofundar a relação entre música e literatura: um som feito à mão, uma escrita de frequências.

O espetáculo é composto por canções autorais e poemas musicados, tais como “O pastor pianista” de Murilo Mendes, “Sentimental” de Carlos Drummond de Andrade, “Mulemba” do poeta angolano Aires de Almeida Santos, entre outros, buscando assim, a poesia da canção e a musicalidade da poesia.

Nesse show João liga as pontas da sua trajetória. Treze anos depois de seu debut na cena underground da cidade de São Paulo “muita treta, vich”, maduro, irônico, com letras beirando a prosa poética e abastecido por uma musicalidade de sotaque nordestino, João circula tranquilamente no set list da canção brasileira.

Em parceria com a Oficina Cultural Altino Bondesan, o Parque Vicentina Aranha oferece na quarta-feira (14) às 17h30 a Oficina Literária: Sonetos de Amor em Branco e Preto. Esta oficina abordará uma introdução à história e às características do soneto, forma de poesia surgida na idade média, mostrando o soneto na literatura universal, portuguesa e brasileira, desde Petrarca até Glauco Mattoso.

Quem ministra a atividade é o escritor Manoel Herzog, advogado que iniciou na literatura em 1980, quando obteve o segundo lugar no concurso de contos infantis promovido pela Rede Globo.

Com mais de cinco livros publicados, e semifinalista do Prêmio Portugal-Telecom com o romance CBA- Cia, Manoel coordena oficinas de literatura em Santos, na Estação da Cidadania, pelo projeto Ponto de Cultura. Em 2014, pela Editora Patuá, publicou A Comédia de Alissia Bloom, poesia, terceiro lugar no Prêmio Jabuti. Em 2015 lançou O Evangelista, romance, Editora Patuá.

Contemplado no Proac-2015 para publicação de um volume intitulado Sonetos de Amor em Branco e Preto, ministra oficinas de criação de sonetos pelo Estado de São Paulo. As vagas são limitadas e a oficina é indicada para pessoas acima de 16 anos. As inscrições deverão ser feitas diretamente na Oficina Cultural Altino Bondesan ou pela internet.

SERVIÇO

CINEMA NO PARQUE: TREM NOTURNO PARA LISBOA
Data: 06/09 – Terça-feira
Horário: 19h
Local: Sala de Leitura Reginaldo Poeta
Direção: Billie August| Gênero: Drama, Romance, Suspense| Ano: 2013 | Duração: 1h 50min | Classificação: 14 anos
Entrada Franca

Sinopse:
Raimund Gregorius, um professor suíço, que abandona suas palestras e sua vida conservadora para embarcar em uma emocionante aventura atrás da vida de um escritor português, que o levará em uma jornada ao seu próprio coração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo