fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São José: Simpósio Internacional de Educação debate tecnologia na escola

O 4º Simpósio Internacional de Educação, realizado anualmente pela Prefeitura de São José dos Campos, iniciou nesta quinta-feira (11) a fase de palestras que, neste ano, irão debater o uso da tecnologia na escola, entre outros temas.

O evento, que faz parte da política de formação continuada, é dirigido aos 3.800 educadores da rede municipal de ensino e ocorre simultaneamente no Centro de Formação do Educador (CEFE) “Professora Leny Bevilacqua”, em Santana, região norte, e no Parque Tecnológico, no distrito de Eugênio de Melo.

Reunindo renomados profissionais da área, o Simpósio tem como tema principal a “Tecnologia educacional, interatividade e participação social”. “É preciso usar a tecnologia em favor da educação e do professor. Com ela, estimular mais curiosidade nos alunos, fazer com que eles desenvolvam mais perguntas”, afirmou o educador Jorge Luiz da Cunha, da Universidade Federal de Santa Maria (RS), que abriu a rodada de palestras no CEFE na manhã desta quinta-feira.

O palestrante Lino Macedo, da USP, falou sobre jogos eletrônicos e aprendizagem digital aos educadores que foram ao Parque Tecnológico. “A cultura digital tem o poder da simulação e os jogos eletrônicos são maravilhosos e tem uma potência superior aos tradicionais”, afirmou.

“Essa palestra contribuiu para nos mostrar como usar a nova tecnologia, como usar os tablets e os aplicativos para englobar todas as linguagens para os alunos. É uma grande brincadeira e uma grande aprendizagem ao mesmo tempo”, disse Thaís Castro, professora na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Dosulina C. Chaves de Andrade.

Priscila Santos, professora na EMEF Professora Áurea Cantinho Rodrigues, também falou sobre as vantagens da tecnologia para o aprendizado. “A palestra nos mostrou que todas as culturas, tanto oral, textual, digital e audiovisual, estão inseridas em sala de aula e é a junção de todas elas que facilita o processo de ensino e aprendizagem”, disse.

A Prefeitura concluiu em junho a instalação do Programa Escola Interativa em 100% da Rede Municipal de Ensino. São 47 unidades de Ensino Fundamental e 72 de Educação Infantil atendidas pelo programa que levou tecnologia e internet para dentro de 632 salas de aula e possibilitou a geração de um novo modelo de aprendizado e ensino na rede pública. São mais de 60 mil alunos beneficiados e quase 4 mil professores capacitados.

Com o programa, as salas de aula são equipadas com os seguintes recursos tecnológicos: servidor, notebook, tablets, projetor interativo integrado com os demais equipamentos e conteúdo virtual obtido por meio de acesso à internet (via wifi).

Simpósio

A abertura do Simpósio ocorreu na quarta-feira (10) à noite, no CEFE, e contou com palestra inaugural de Lúcia da Graça Cruz Domingues Amante, mestre em Comunicação Educacional Multimídia pela Universidade Aberta de Portugal e Doutora em Ciências da Educação.

Até esta sexta-feira (12), último dia do evento, mais palestras ocorrerão no CEFE e no Parque Tecnológico. O Laboratório de Educação Digital e Interativa (LEDI) Professor Eduardo Augusto Fernandes (Rua Tsunessaburo Makiguti, 157, Floradas de São José), região sul, também vai oferecer nesta sexta-feira o primeiro Workshop de Educação Digital e Interativa (WEDI), das 8h às 12h, e das 14h às 18h.

Todo o evento é restrito aos educadores da rede municipal de ensino de São José dos Campos.

A programação completa do “4º Simpósio Internacional de Educação”, com horários e relação dos palestrantes, está disponível na página da Secretaria de Educação, no site da Prefeitura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo