fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Sesc Taubaté apresenta “Uma Vicência de Jongo”

A vivência de Jongo faz parte do projeto Cultura Popular A Gosto. (Foto: Divulgação/Sesc)
A vivência de Jongo faz parte do projeto Cultura Popular A Gosto. (Foto: Divulgação/Sesc)

O grupo Jongo de Piquete vem ao Sesc Taubaté, domingo, dia 14, às 16h, para mostrar a manifestação cultural que foi difundida por meio dos escravos. O jongo é considerado um dos ritmos precursores do samba, com dança, canto e percussão de tambores. Sob o comando de Mestre Gil, o candongueiro e o caxambu dão o ritmo para que todos assistam a apresentação e experimentem a dança.

A vivência de Jongo faz parte do projeto Cultura Popular A Gosto, que tem o objetivo de realizar, no mês nacional da cultura popular, atividades com grupos da região que preservam as tradições por meio das danças populares.

O Jongo é uma forma de expressão que integra percussão de tambores, canto e dança. Característico da região sudeste do país, era praticado pelos trabalhadores escravizados de origem Bantu, nas lavouras de café e de cana-de-açúcar, como forma de lazer e resistência à dominação colonial. Foram eles e seus descendentes que, em suas comunidades, mantiveram e transmitiram às novas gerações os saberes, práticas e valores contidos nesta manifestação.

O canto tem o papel fundamental, associado aos instrumentos musicais e à dança. Alguns pesquisadores classificam-no como um de “tipo de samba” mais antigo, seria ele que daria mais tarde origem ao samba. Em alguns locais, o nome pode variar como Caxambu, Dança do Jongo, Bambelô, dentre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo