fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Projeto “Bordando Nossa História” retrata patrimônios históricos

A Fibria, empresa brasileira de base florestal e líder mundial na produção de celulose de eucalipto, tem como estratégia contribuir com o desenvolvimento social e cultural das comunidades onde atua.

Em Jacareí (SP), por meio da LIC (Lei de Incentivo à Cultura), em parceria com a Fundação Cultural Jacarehy, a Fibria apoia o desenvolvimento do projeto cultural Bordando nossa História.

Mais do que incentivar a prática do artesanato, por meio do ensino de técnicas de bordados, o projeto busca valorizar a história e a cultura local, com a criação de peças inspiradas nos patrimônios culturais do município de Jacareí.

Para compreender melhor esse contexto, antes do início da aplicação da técnica do bordado (arte milenar de tecer desenhos em tecidos por meio de linhas coloridas) os alunos participam de uma aula, na qual é apresentada a história de cada monumento e a sua importância cultural, como o objetivo de agregar valor às peças e manter a história local viva.

As oficinas, que estão na segunda etapa, acontecem na Sala Mário Lago, no Pátio dos Trilhos no Centro de Jacareí, de 5 a 16 de setembro. “Queremos valorizar a história e os costumes da cidade de Jacareí.

Este projeto que trabalha o artesanato e a cultura, também promove capacitação técnica para os moradores do distrito, unindo cultura e geração de renda, na mesma iniciativa”, afirma o coordenador de Sustentabilidade da Fibria, Adriano Martins.

Os trabalhos confeccionados nas oficinas farão parte de uma exposição, em outubro.

Sobre a LIC

A cidade de Jacareí deu início à utilização da lei em 2002. Em 2005, a Fibria se tornou incentivadora dos projetos culturais e, hoje, a empresa já beneficiou 36 projetos ao longo dos anos.

A Fundação Cultural Jacarehy registrou até 2014 a realização de 115 projetos, dos quais 27% receberam apoio da Fibria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo