fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Programa Qualifica inicia curso de empregabilidade em São José

O primeiro módulo do curso “Empregabilidade – como estar preparado para as exigências do mercado de trabalho” começou na terça-feira (9), em São José dos Campos. A capacitação é do Programa Qualifica, da prefeitura da cidade, ministrado em parceria com o Hospital Municipal Dr. José de Carvalho Florence

O curso visa ensinar aos participantes formas de preservar a saúde física e mental. Por um período de três horas, os 27 alunos aprenderam sobre a importância de equilibrar o CHA (Competência, Habilidade e Atitude) itens fundamentais para estar preparado para o mercado de trabalho.

O módulo foi ministrado pela analista de gestão de pessoas sênior do HM, Maria Eduarda Mendes Batalha Corrêa. Para ela, é muito importante a construção de uma visão de futuro, esteja você empregado ou não. “A gente entra nas coisas e enraíza. Acomoda. Hoje, ser pontual não é suficiente. Hoje, você tem que surpreender a chefia com resultados positivos. Temos que saber o que queremos e onde queremos chegar”, disse a gestora.

Com relação a manutenção da saúde física e mental, Sandra deu algumas dicas essenciais como respirar quando estiver ansioso, ou seja, parar alguns segundos. Beber água, praticar atividade física, alimentar-se de forma saudável, dormir suficiente e principalmente manter pensamento positivo.

As dicas fizeram muito bem para Beatriz Gonçalves, 24 anos, que, ao final da aula, disse estar muito feliz. “Realmente, me senti no lugar da aluna que recebeu um empurrão no vídeo apresentado. A aula me ajudou a dar uma direção, a me levantar, a ter vontade de voltar à ativa. Valeu a pena ter vindo. Fiquei muito feliz”, disse Beatriz.

Com duração de 16 horas divididas em 4 módulos, a formação oferece orientações sobre como o profissional, em busca de uma vaga no competitivo mercado de trabalho, deve agir para destacar suas qualidades técnicas e seus valores pessoais.

Para o Secretário de Relações do Trabalho, Mário Sérgio Augusto, a parceria com o Hospital Municipal está agregando ainda mais valor ao Programa Qualifica, pois oferece cursos voltados a área da saúde.

“A parceria com o Hospital Municipal teve início em junho, quando procuramos a instituição e fomos prontamente atendidos no desejo de agregarmos ainda mais cursos a grade do Programa Qualifica”, disse o Secretário.

Qualifica São José

Em 2016, foram ofertados 41 cursos, com 1081 vagas. Também foram oferecidas 600 vagas em palestras sobre como elaborar um currículo, se preparar para entrevistas e dinâmicas de emprego, além de dicas de como ser um profissional competente.

O programa também realizou oito treinamentos na área de hidráulica, com 770 vagas disponibilizadas e 17 oficinas de artesanato com 510 vagas. Mais informações sobre o programa estão disponíveis na internet, na Casa do Trabalhador (Praça Afonso Pena, 175 – Centro) ou pelo telefone 3923-5770.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo