fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Pinda celebra com festa a padroeira Nossa Senhora do Bom Sucesso

Igreja Matriz de Pindamonhangaba. (Foto: Divulgação)
Igreja Matriz de Pindamonhangaba. (Foto: Divulgação)

A Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso, em Pindamonhangaba, inicia nesta terça-feira, dia 30, a Novena e Festa em Louvor a Padroeira da Cidade – Nossa Senhora do Bom Sucesso.

Sob a coordenação do Pároco Reitor do Santuário NS Bom Sucesso, Cônego Luiz Carlos de Souza, a novena deste ano tem como tema “Ano da Misericórdia – Maria, Mãe da Misericórdia”.

A Novena Preparatória terá início dia 30 de agosto e seguirá todas as noites com celebrações da Santa Missa na Igreja Matriz e em seguida Quermesse na Praça do Quartel.

A abertura terá início as 18h45 no Espaço Cultural Dr. João Sales (rua Bicudo Leme – em frente a Igreja) e logo em seguida Santa Missa às 19h que será presidida pelo Padre Cléber Sanches.

Todos os dias diferentes movimentos, irmandades, pastorais e comunidades participam das celebrações. Confira no site da Paróquia e nos cartazes e flyer a divulgação completa da programação.

8 de Setembro – Dia da Festa
A Paróquia organizou uma festiva programação para celebrar Nossa Senhora do Bom Sucesso, no próximo dia 8 de setembro, feriado municipal.Santa Missa às 9h com participação especial da Irmandade Nossa Senhora do Bom Sucesso e animação Coral Moriá e Solene Procissão às 17h percorrendo as ruas centrais da cidade retornando ao Santuário para a Missa de Encerramento que será presidida pelo Pároco Cônego Luiz Carlos.

História da Paróquia
A Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso foi fundada há mais de 300 anos, quando foi edificada uma igreja mais ampla, embrião e raiz do nosso atual Santuário, exatamente no local onde se encontra hoje a Igreja Matriz de Pindamonhangaba. As obras dessa igreja foram terminadas pelo seu primeiro vigário, o Padre João de Faria Fialho e inaugurada em 26 de julho de 1.707, recebendo a invocação de Nossa Senhora do Bom Sucesso.

Posteriormente, em 1.841, o pároco Monsenhor Marcondes reedificou a igreja primitiva inaugurando em 1853 a nova Igreja Matriz, nas dimensões do nosso atual Santuário (sob o comando do arquiteto Francisco Antônio Pereira de Carvalho, carinhosamente conhecido como Chiquinho do Gregório)

Em 1.890, o vigário Cônego Tobias coordenou a primeira reforma do interior do templo e desde então todos os párocos que o sucederam (padre Francisco Reale, Mons. João José de Azevedo, Cônego Gil Claro e o atual Cônego Luiz Carlos) realizam reformas e melhorias constantes neste templo, considerado um dos maiores patrimônio religioso e histórico do Vale do Paraíba.

Em 24 de junho de 1988, a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Bom Sucesso, no transcurso do Ano Mariano de 1.988, sob o comando do Pároco Benedito Gil Claro, foi elevada à categoria de Santuário Mariano Diocesano, em cerimônia presidida pelo Bispo Dom Antônio Afonso de Miranda.

Diáconos Nicola e Misael celebram Jubileu de Prata
Concomitantemente com a novena, a Paróquia celebra outra data especial para a comunidade católica: Jubileu de Prata dos Diáconos Nicola Di Stefano e Misael Cesarino. Dias 28, 29 e 30 de agosto acontece o tríduo preparatório do Jubileu de Prata durante as missas da noite. E durante a novena, dia 31 de agosto, quarta-feira, com a participação de toda comunidade católica da cidade, às 19h, será celebrado o Jubileu de Prata, em missa presidida pelo Padre Humberto Carvalho.

Diáconos Misael e Nicola foram consagrados pelo sacramento da Ordem ao ministério diaconal pela imposição das mãos do então Bispo Diocesano Dom Antonio Afonso de Miranda em 31 de agosto de 1991, em cerimônia realizada na Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso.

“São 25 anos de dedicação à nossa paróquia e ao povo católico da nossa cidade. Com muita alegria vamos agradecer a Deus a vida religiosa e o trabalho dos diáconos Misael e Nicola, verdadeiros servos do Reino de Deus, e para isso queremos contar com nosso Santuário lotado em sinal de gratidão”, afirmou o pároco Luiz Carlos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo