fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Obra da Estação de Eugênio de Melo será entregue neste domingo

Fachada tradicional da Estação de Eugenio de Melo. (Foto: Divulgação/PMSJC)
Fachada tradicional da Estação de Eugenio de Melo. (Foto: Divulgação/PMSJC)

A Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), realiza no domingo, dia 28, às 10h, a entrega das obras de revitalização da Estação Ferroviária de Eugênio de Melo (Rua Sete de Setembro, 33 – Eugênio de Melo).

O evento, que faz parte das comemorações de aniversário do distrito, terá desfile de bonecões, apresentações da Banda de Santana e do Coral do Rancho do Tropeiro, além da exposição fotográfica “Memórias da Estação”.

As obras de revitalização foram executadas pela empresa Moraes Correia Ltda, vencedora da licitação. Foram restauradas a parte externa da estação, com a retomada da fachada original, e a estrutura interna do prédio, que conta agora com três salas.

Em parceria com a Casa de Cultura Rancho do Tropeiro (Rua Ambrósio Molina, 184 – Eugênio de Melo), a estação será utilizada como um equipamento multicultural e receberá variadas manifestações artísticas.

História

A estação de Eugênio de Melo servia para o escoamento da produção agrícola local e também para o transporte de passageiros. Foi inaugurada em 1898 em um terreno doado pela família Molina. É um importante marco arquitetônico e patrimônio histórico de São José dos Campos, por representar o desenvolvimento econômico da cidade.

O prédio foi preservado em 1995 pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural de São José dos Campos (Comphac). Ela foi desativada em meados dos anos 2000. Desde maio de 2013, a Prefeitura de São José dos Campos tem a posse provisória da estação.
Aniversário do Distrito

Na próxima semana, o distrito Eugênio de Melo, na zona leste de São José dos Campos, comemora 139 anos. Além da entrega da obra da estação, o distrito terá shows com a Banda Popular do Vale, as duplas Jannio e Juann e Paulo e Rafa e outras atividades.

O distrito de Eugênio de Melo surgiu no século XIX como “Vila de Nossa Senhora dos Cafezais”. No ano de 1877, foi construída a Estação Ferroviária. A vila passou a ser um distrito em 31 de Agosto de 1934.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo