fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Grupo de orcas é avistado em Ilhabela no Litoral Norte

Orca avistada em Ilhabela. (Foto: Divulgação / Instituto Argonauta)
Orca avistada em Ilhabela. (Foto: Divulgação / Instituto Argonauta)

Um pequeno grupo de orcas foi avistado em Ilhabela, no ultimo dia 20, durante o Projeto de Monitoramento das Praias (PMP-BS) executado pelo Instituto Argonauta.

A embarcação, que havia desligado o motor quando avistou o grupo, percebeu a aproximação de um dos mamíferos e pode registrar de perto o animal.

publicidade


A Orca (Orcinus orca) é o membro da família dos golfinhos de maior porte e é um superpredador versátil, que inclui na sua dieta presas como peixes, moluscos, aves, tartarugas, focas, tubarões e animais de tamanho maior quando caçam em grupo, como por exemplo baleias. (Wikipédia)

Vale lembrar que para a segurança de pessoas e das baleias, deve ser respeitada pelos navegantes e mergulhadores, o disposto na PORTARIA IBAMA N° 117, 26 DE DEZEMBRO DE 1996, que proíbe para todas as embarcações navegando em águas jurisdicionais brasileiras, os seguintes pontos:

a) aproximar-se de qualquer espécie de baleia (cetáceos da Ordem Mysticeti; ou Cachalote, Physeter macrocephalus, e orca, (Orcinus orca) com motor ligado a menos de 100m (cem metros) de distancia do animal mais próximo;

b) religar o motor antes de avistar claramente a (s) baleia (s) na superfície ou a uma distancia de, no mínimo, de 50m (cinquenta metros) da embarcação;

c) perseguir, com motor ligado, qualquer baleia por mais de 30 (trinta) minutos, ainda que respeitadas as distâncias supra estipuladas;

d) interromper o curso de deslocamento de cetáceo (s) de qualquer espécie ou tentar alterar ou dirigir esse curso;

e) penetrar intencionalmente em grupos de cetáceos de qualquer espécie, dividindo-os ou dispersando-os;

f) produzir ruídos excessivos, tais como música, percussão de qualquer tipo, ou outros, além daqueles gerados pela operação normal da embarcação, a menos de 300 (trezentos metros) de qualquer cetáceo;
g) despejar qualquer tipo de detrito, substância ou material a menos de 500m (quinhentos metros) de qualquer cetáceo observado as demais proibições de despejos de poluentes em Lei.

Art. 3° É vedada à prática de mergulho ou natação, com ou sem auxilio de equipamentos, a uma distância inferior a 50m (cinquenta metros) de baleia de qualquer espécie.

Esses animais se encontram em todo o oceano, tanto em águas mais profundas como nas costeiras.  Segundo o biólogo marinho do instituto, Danilo Camba, tem sido comum o relato destes animais no nosso litoral, “O que antigamente demorava dez anos para se repetir, agora tem se tornado frequente. Todos os anos temos tido relato de avistamento desta espécie”, afirma Camba.

O PMP-BS consiste em uma atividade de monitoramento desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Pólo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama e coordenado pela UNIVALI.

O Instituto Argonauta é uma organização não governamental sem fins lucrativos, fundada em julho de 1998 pela Diretoria do Aquário de Ubatuba. Foi criado para incentivar a obtenção de recursos para projetos de pesquisas voltadas para a preservação dos ambientes costeiros e marinhos, responsável pela área correspondente ao litoral norte. Tornou-se uma OSCIP em 2007.

A equipe do Instituto Argonauta recomenda que ao encontrar um animal marinho debilitado, o ideal é não se aproximar, pois, dependendo da espécie, o mesmo pode se tornar agressivo caso se sinta ameaçado. Caso aviste um animal marinho, vivo ou morto ligue: 0800 642 3341 ou (whatsapp) 12 9 97359167.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo