fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Caraguá exibe filmes premiados de animação e oficinas de cinema

A Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba realiza durante o mês de setembro o IV Curta Caraguá – Festival de Cinema, com mostras de filmes, oficinas audiovisuais e encontros com animadora Rosana Urbes.

Estão previstas as mostras dos filmes premiados “Guida”, de Rosana Urbes, e “O Menino e o Mundo”, de Alê Abreu – animação indicada ao Oscar 2016, assim como a apresentação dos filmes inscritos no festival.

O Curta Caraguá traz a animadora Rosana Urbes, que vem à cidade pela terceira vez durante o festival, incentivando a arte da animação na região. Ela receberá o público no dia 2/9, às 10h, 15h e 20h, na Videoteca Lúcio Braun, para as mostras dos filmes e bate-papo com o público.

No dia 3/9, o festival recebe Ralph Friedericks, cineasta do MIS – Museu da Imagem e do Som/Pontos MIS, com a oficina “Vídeo de Bolso com Celular”, das 15h às 19h, também na Videoteca Lúcio Braun.

Desde a ideia inicial, passando por um pequeno roteiro, produção e filmagem até uma rápida edição, os participantes aprenderão na prática a realizar um pequeno vídeo com as câmeras que estão nos seus bolsos: os celulares! Os curtas realizados serão postados nos canais de exibição da internet. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas na Fundacc, até o dia 2 de setembro.

Nos dias 5, 6, 8 e 9/9, o evento prevê a oficina de stop motion com o fotógrafo Fernando Fernandes, das 19h às 22h, na Videoteca.

A oficina visa capacitar o aluno a realizar com boa qualidade a fotografia de filmes stop motion utilizando materiais de baixo custo, conceitos, planos, cortes e enquadramentos, storyboard, montagem de cenários, iluminação, improvisando um estúdio com materiais domésticos.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas na Fundacc até o dia 2 de setembro.

Outra ação integrante do IV Curta Caraguá é a presença do “Cinesolar – Arte, Sustentabilidade e Cinema Itinerante” que percorrerá escolas e praças da cidade até o fim do mês.

O Cinesolar é o primeiro cinema itinerante do Brasil que utiliza energia limpa e renovável – a solar – para realizar exibições de filmes, unindo arte, sustentabilidade e cinema.

Com sua estrutura autossuficiente, serão realizadas exibição de curtas-metragens com temática ambiental e energias renováveis e longas-metragens brasileiros de sucesso. O projeto é da Brazucah Produções com o apoio do Solar World Cinema e da fundação Holandesa Doen.

O evento é uma realização da Fundacc, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, por meio do MIS – Museu da Imagem e do Som de São Paulo. A Fundacc está localizada na Rua Santa Cruz, nº 396, no Centro de Caraguá. Mais informações: (12) 3897.5661.

IV Curta Caraguá – Festival de Cinema de Caraguatatuba

Programação:

Dia 2/9 – sexta-feira – às 10h, 15h e 20h – Videoteca Lúcio Braun

Mostra 2016 e Vencedores 2015; Sessão Animação: “O Menino e o Mundo”, de Alê Abreu, e “Guida”, de Rosana Urbes; e bate-papo com Rosana Urbes. Não é necessário realizar inscrição. Classificação: Livre.

Dia 3/9 – sábado – das 15h às 19h – Videoteca Lúcio Braun

Oficina Pontos MIS “Vídeo de Bolso com Celular” com Ralph Friedericks

Inscrições: De 17/8 a 2/9 na sede da Fundacc

O objetivo é mostrar que o celular pode também ser uma ferramenta de comunicação audiovisual para produzir imagens em movimento.

Inscrições: Sede da Fundacc, até o dia 2/9. Classificação: 8 anos.

Dias 5, 6, 8 e 9/9 – das 19h às 22h – Videoteca Lúcio Braun

Oficina de Stop Motion com Fernando Fernandes

Inscrições: De 17/8 a 2/9 na sede da Fundacc

Uma técnica de animação foto a foto (ou quadro a quadro), usando como recurso uma máquina fotográfica e um computador para produção de um vídeo de animação stop motion.

Inscrições: Sede da Fundacc, até o dia 2/9. Classificação: 8 anos.

Cinema Itinerante em escolas e praças durante setembro

Cinesolar: Arte, Sustentabilidade e Cinema

O Cinesolar é o primeiro cinema itinerante do Brasil que utiliza energia limpa e renovável (solar) para realizar exibições de filmes. Com sua estrutura autossuficiente, ele é capaz de realizar projeções de filmes em qualquer localidade, inclusive em regiões sem energia elétrica.

Além de realizar uma sessão sustentável, o projeto traz o tema sustentabilidade a tona com a exibição de curtas-metragens com temática ambiental e energias renováveis. Não esquecendo a diversão e o entretenimento, também são exibidos longas-metragens brasileiros de sucesso.

Este projeto da Brazucah Produções conta com o apoio do Solar World Cinema e da fundação Holandesa Doen, promotora da sustentabilidade, cultura e inovação social.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo